fbpx
Geral

Relatório Mundial sobre Drogas 2022 revela que jovens estão usando mais drogas

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2022 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), os jovens estão usando mais drogas, com níveis de uso em muitos países superiores aos da geração anterior. Na América Latina e na África, as pessoas com menos de 35 anos representam a maioria das pessoas em tratamento devido a transtornos associados ao uso de drogas.

O relatório mostra que cerca de 284 milhões de pessoas – na faixa etária entre 15 e 64 anos – usaram drogas em 2020, 26% a mais do que dez anos antes. Houve um aumento recorde na fabricação de cocaína, expansão de drogas sintéticas para novos mercados e lacunas contínuas na disponibilização de tratamentos para usuários de drogas, especialmente para as mulheres.

A diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, afirmou que emergências globais como a de COVID-19, ampliaram as vulnerabilidades e não impediram que as estatísticas de apreensão e fabricação de muitas drogas ilícitas atingissem níveis recordes. “Precisamos destinar recursos e atenção necessários para abordar todos os aspectos do problema mundial das drogas” disse ela.

Mobilização e tratamento

A dependência química ainda é mal vista aos olhos de parte da sociedade civil. De acordo com o diretor-executivo da Comunidade Terapêutica Nova Jornada (CTNJ), Márcio R. Calbente, é preciso mobilizar a sociedade para que dependentes químicos possam buscar tratamento e reinserção social, principalmente no mercado de trabalho. “É preciso deixar o estigma de lado, tirar o adicto da marginalidade. Cuidar dessas pessoas é um investimento para ela voltar a ser produtiva para toda a sociedade”, diz Calbente, lembrando que a dependência do álcool e de drogas é uma doença que se instala e precisa de tratamento.

assembleia-nova-jornada
Tratamento se baseia no Programa dos 12 Passos, assim como em princípios extraídos da Psicologia e da Espiritualidade

Há oito anos em funcionamento em São José dos Pinhais (Paraná), a Nova Jornada é a primeira Comunidade Terapêutica da América Latina com Certificação ISO 9001. “Alcançamos um índice de recuperação acima da média nacional, 61,60% de recuperação – atualizado em abril de 2022”, conta Calbente. Mais que um tratamento, a Nova Jornada desenvolveu um método eficaz, que serviu de modelo para muitas CTs do Brasil e do mundo. O método foi objeto de pesquisa de Doutorado apresentada em 2019 na Conferência Europeia de Comunidades Terapêuticas realizada em Tessalônica, na Grécia. Além disso, a Nova Jornada será a única CT da América Latina a participar da 28ª Conferência Mundial das Comunidades Terapêuticas que acontecerá de 02 a 04 de dezembro de 2022 em Nova Deli, na Índia.

*****

Dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2022

Tráfico – A produção de cocaína bateu um novo recorde, com crescimento de 11% em relação a 2019, chegando a 1.982 toneladas em 2020.

Tendências regionais – Em muitos países da África e da América do Sul e Central, a maior parte das pessoas que estão em tratamento por uso de drogas é devido a transtornos associados ao uso de cannabis.

Gênero – As mulheres permanecem como a minoria dos usuários de drogas em todo o mundo, mas tendem a aumentar sua taxa de consumo de drogas e a progredir mais rapidamente do que os homens em relação aos transtornos associados ao uso de drogas.

Relatório Mundial sobre Drogas 2022: https://www.unodc.org/unodc/data-and-analysis/world-drug-report-2022.html 
Mais informações: World Drug Report 2022 homepage

*****

Sobre a Comunidade Terapêutica Nova Jornada: Primeira e única Comunidade Terapêutica brasileira afilhada a Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC), a Nova Jornada segue um modelo de tratamento específico e especializado na dependência química, cujo principal instrumento terapêutico é o desenvolvimento da autonomia na gestão compartilhada. O tratamento acontece em regime residencial com a função de proporcionar um ambiente acolhedor, protegido pela técnica e pela ética, fornecendo o suporte adequado aos seus usuários.

O método utiliza recursos desenvolvidos pelo Psicólogo, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, Pablo Kurlander, que atua na recuperação da dependência química em Comunidades Terapêuticas desde 1996. O tratamento se baseia no Programa dos 12 Passos, assim como em princípios extraídos da Psicologia e da Espiritualidade, já que para recuperar um dependente químico apenas a abstinência não basta, sendo o principal foco uma profunda mudança comportamental e a melhora na qualidade de vida. https://novajornada.org.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo