CidadaniaGeral

Pinhais participa do ‘lixo zero” trocando material reciclável por árvores

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), promoveu uma atividade alusiva à Semana do Lixo Zero, realizando a troca de materiais recicláveis e doação de ração por mudas de árvores.

A Semana do Lixo Zero foi desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e acontece em mais de 200 cidades do país, entre os dias 23 a 31 de outubro, com a temática “Dignidade” para inspirar a população a enxergar seus resíduos com consciência, mudando a realidade de uma forma conjunta.

A iniciativa é uma oportunidade para os municípios aprenderem sobre boas práticas do lixo zero, como aplicá-las no dia a dia e buscando repensar os hábitos e consumo da população.

Em Pinhais, a atividade aconteceu no Parque das Águas,  organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio das equipes dos departamentos de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental (DEPLA) e de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos (DEGER).

Na ocasião, foi montada uma tenda para receber as doações de material reciclável como caixa de leite, papelão, latinha, plástico, entre outros ou pacote de ração que foram trocadas por uma muda de árvore. Quem doou pode escolher entre diferentes espécies de mudas: ameixa amarela, cereja do mato, dedaleiro, extremosa e pitanga. Já as embalagens de ração recebidas, foram destinadas para o programa Banco de Ração Municipal que atende animais que se enquadram em diferentes situações de vulnerabilidade.

A vice-prefeita Rosa Maria e a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu estiveram presentes e acompanharam as atividades das equipes que além de receberem as doações, distribuíram materiais informativos sobre o 5RS (política que visa reduzir a geração de resíduos), educação ambiental, defesa animal, castração, entre outros assuntos e serviços da SEMMA.

A iniciativa foi um momento para propor uma reflexão sobre o tema e contou com boa participação do público, relatou a diretora de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Juliana Zanetti Ribeiro. “Essa foi a primeira edição que participamos da Semana do Lixo Zero que acontece em diversas cidades do Brasil. A participação das pessoas foi extremamente importante, pois além de trazerem os resíduos, tivemos oportunidade de darmos várias informações e orientações úteis, afinal é fundamental as pessoas fazerem a separação do lixo corretamente em casa, somando esforços para essa causa socioambiental e a praticar uma atitude sustentável”, disse a diretora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo