fbpx
Geral

Projeto de inserção de pessoas com autismo e com deficiência intelectual no mercado de trabalho está com inscrições abertas

Com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, o Ensina Itinerante PRONAS/PcD 2023, projeto executado pela ASID Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, está com inscrições para formação profissional de pessoas com autismo e deficiência intelectual. O projeto tem por objetivo o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais para ingresso no mercado de trabalho e apoiar essas pessoas em processos seletivos para vagas de emprego.

Totalmente on-line e com carga horária de 320 horas, com 80 encontros ao longo de três meses, o projeto tem conteúdo gravado duas vezes por semana, seguido do envio de exercícios e uma aula síncrona. O Ensina Itinerante também disponibiliza mentoria e orientações profissionais para pessoas com deficiência, focando no desenvolvimento de talentos e virtudes dessas pessoas para o processo de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

No total, serão disponibilizadas 300 vagas nos cursos profissionalizantes, nas áreas de Logística, Administrativa, Produção, Varejo, Informática, Elaboração de currículo e Entrevista e Trabalho em Equipe. As pessoas participantes terão simulações de ambiente de trabalho para o aprimoramento de habilidades técnicas (hard skills), assim como de habilidades comportamentais e socioemocionais (soft skills). Após serem orientadas sobre a importância da qualidade de vida, quem participa do projeto, irá elaborar um planejamento de vida.

De acordo com Michely Ribeiro, líder do projeto, o Ensina Itinerante faz parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e é financiado pelo Ministério da Saúde. “O projeto garante que pessoas com autismo e deficiência intelectual tenham oportunidades de qualificação profissional e desenvolvam habilidades importantes para atuação no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo dá para as empresas e organizações oportunidade de inclusão, ampliando seu quadro de profissionais diversos”, afirma.

Paralelamente à realização do curso, a ASID também busca parcerias com empresas e organizações que podem ser futuras contratantes das pessoas que realizam os cursos, facilitando a participação em processos seletivos e, consequentemente, o ingresso no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, pelo link https://bit.ly/3XgaP1K, e são direcionadas a pessoas com autismo e deficiência intelectual residentes em Curitiba (PR) e Região Metropolitana. O início das aulas está previsto para o mês de março. Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br.

Sobre a ASID Brasil 

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa  com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Com mais de 12 anos de atividades, 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais  como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo