fbpx
Cidadania

Pinhais promove blitz educativa em conscientização sobre o autismo

Na manhã desta terça-feira, dia 2 de abril, a Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) e de Segurança e Trânsito (Seset), em parceria com a Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afapi), promoveu uma blitz educativa, em virtude do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

A ação ocorreu com servidores da prefeitura e representantes da Afapi. Vestidos de azul, em razão da cor da campanha, eles realizaram a entrega de material informativo e prestaram orientações às pessoas no trânsito, na Av. Camilo di Léllis, Centro de Pinhais. A iniciativa tem por objetivo a prevenção e o combate ao preconceito contra as pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também participaram da ação a prefeita Rosa Maria, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e o superintendente da Guarda Municipal, GM Abrantes.

“Nessa blitz educativa, vamos abordar as pessoas e entregar o material explicativo a respeito deste momento, em que vamos vivenciar ações de conscientização ao autismo, pois nós entendemos que a informação, é a principal arma, é a maior estratégia para combatermos o preconceito, a discriminação, e fazermos com o que as pessoas compreendam e aprendam a respeitar. Considero um momento bastante importante, pois dá visibilidade ao TEA que existe hoje no Brasil, no mundo e, em Pinhais, nós estamos tendo esse cuidado muito carinhoso e respeitoso”, afirma a prefeita Rosa Maria.
Histórias que Incluem

No dia 13 de abril (sábado), a Semel realiza mais uma edição do Histórias que Incluem, das 14h30 às 17h, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, no Centro. Com um novo nome, este projeto pretende ampliar ainda mais o atendimento qualitativo de inclusão realizado pelas equipes da prefeitura.

O evento é destinado ao protagonismo das famílias atípicas, que possuem crianças e jovens com TEA e diversos tipos de deficiência. Para participar é obrigatório preencher o formulário de inscrição online. As vagas são limitadas e a criança deve estar acompanhada de familiares.

O Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves fica na Rua Quinze de Novembro, 107, no Centro, Pinhais. Mais informações pelo telefone: (41) 99234-3574.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo