SEMED - Reinauguração - E.M. José Brunetti Gugelmin - 05-02-2024 - Foto Jorge Prado
Nesta segunda-feira (5), aproximadamente 13 mil alunos voltaram às aulas na rede municipal de ensino de Pinhais. Para a chegada das crianças nas 44 unidades educacionais do município, uma série de preparativos foi realizada nas escolas e cmeis, incluindo reformas, melhorias, organização de materiais escolares entregues gratuitamente a cada aluno e formação dos profissionais de educação.
A reinauguração da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin foi um dos marcos desta volta às aulas. Totalmente reformada e ampliada, a unidade reabriu as portas à comunidade escolar para atender até 402 estudantes. São agora cerca de 2.000 m² construídos, com um investimento de R$ 4,2 milhões da Prefeitura de Pinhais.
Além dos recursos em infraestrutura, todos os trabalhadores de cada escola e cmei passam por contínuas capacitações, dentre elas, as formações previstas antes do início do período letivo. Profissionais da alimentação e limpeza, secretários, pedagogos, diretores e professores recebem as orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Proficiência 2024
Na última semana, foi a vez das professoras e professores da rede municipal participarem do Proficiência 2024. Nesta edição, a Semed reforçou com as equipes os princípios de equidade, gestão democrática e participativa, brincadeiras, interações e ludicidade, qualificação profissional, acesso, formação integral.
“Com isso, vamos atuar por uma Educação justa e igualitária, onde cada estudante tem acesso às oportunidades do aprender e seguimos com o compomisso de combater todas as formas de preconceito”, destacou a secretária de Educação, Andrea Franceschini. “Em nossas unidades de ensino temos profissionais com as mais diversas habilidades, utilizadas para tornar o ensino mais dinâmico e diversificado”, completou.
No evento, realizado no auditório do Cenforpe, também foi lançado um caderno pedagógico elaborado pelos profissionais de Educação Infantil. O item contempla experiências realizadas na rede municipal de ensino, também presentes no compêndio Experiências Significativas na Educação Infantil – edição 2022.
O Proficiência 2024 também contou com a palestra “Direito à Educação: Efetividade, Justiça e Qualidade”, ministrada pela pedagoga e professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Adriana Aparecida Dragone Silveira.
Também estiveram presentes no evento a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e a representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora Tamara Van Kaick.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…