fbpx
Empreendedorismo

Pinhão HUB será o primeiro edifício público inteligente da capital

 

O prefeito Rafael Greca assinou, nesta sexta-feira (25/3), no Smart City Expo Curitiba 2022, a autorização de licitação para a obra do Pinhão Hub, o primeiro edifício inteligente público da capital.

A nova ala do Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento, será totalmente sustentável, dentro dos parâmetros do Certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que credencia os chamados “edifícios verdes” ao redor do mundo.

Durante a cerimônia, também foi apresentada a logomarca do Pinhão Hub.

O edital de licitação do Pinhão Hub tem previsão de lançamento em agosto e a inauguração do primeiro edifício público inteligente da capital deve ocorrer em 2024.

O Pinhão Hub vai ocupar o antigo edifício “Escher”, nome dado à construção do início do século 20 por produzir efeito ótico que remete aos padrões geométricos do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972).

O prédio fica na esquina das ruas Engenheiros Rebouças e Piquiri.

“Vamos transformar o Escher em um grande centro de inovação e conexões. No Pinhão Hub, empreendedores, startups, empresas, universidades e outros integrantes do Vale do Pinhão poderão desenvolver, validar e compartilhar boas ideias e transformá-las em produtos e serviços para todos”, afirmou Greca.

Revitalização 

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba e Inovação, destacou que a transformação do antigo edifício “Escher” no Pinhão Hub é mais um exemplo das ações do município para revitalizar regiões da capital, uma das missões do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável e ações de cidade inteligente para toda a capital.

“Assim como o Cine Passeio, o Memorial Paranista e a revitalização de edifícios do Centro Histórico pelo programa Rosto da Cidade, o novo Escher, agora Pinhão Hub, será um símbolo desta união da população, da iniciativa privada e do poder público no resgate de regiões de Curitiba que precisam de requalificação urbana”, disse.

Coworking e Fab Lab

O Pinhão Hub vai respeitar a estrutura já existente e ganhará quatro pavimentos e uma cobertura do prédio. Na parte interna, os pavimentos terão por base uma estrutura metálica de forma a garantir a segurança e a estabilidade da edificação.

Em uma área total de 2.179 m², o novo difício irá reunir auditório com 70 lugares, dois espaços para eventos e exposições, Fab Lab (laboratório de prototipagem com impressoras 3D), banheiros e área de circulação.

O local terá ainda capacidade para abrigar 170 postos de trabalho nos ambientes de coworking.

LEED Platinum

Responsável pelo projeto inicial, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) idealizou um Pinhão Hub autossuficiente, que irá seguir os critérios do selo LEED Platinum de sustentabilidade, a mais alta certificação internacional no que diz respeito a conforto térmico, à iluminação natural, captação de água de chuva, pouca geração de resíduos no processo construtivo e ao uso de energia solar.

Para garantir a entrada de muita luz natural e redução de consumo de energia, será feita uma abertura na laje da cobertura e em todos os pavimentos, permitindo a visualização do espaço como um todo e preservando assim as características internas do prédio.

No Ippuc, o projeto inicial foi conduzido pelos arquitetos Lisiane Soldateli Vidotto e Paulo França.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo