Geral

Pirataria: Principais lançamentos do cinema são encontrados completos nas redes sociais

Uma breve busca nas redes sociais é capaz de revelar que os principais filmes em cartaz nos cinemas estão sendo distribuídos ilegalmente na internet. Se as pessoas imaginavam que com a queda dos DVDs a pirataria seria um problema menos recorrente, os números indicam o oposto.

De acordo com relatório anual sobre pirataria digital elaborado pela MUSO, empresa norte-americana focada em rastreamento e proteção de conteúdo, em 2023 foram contabilizados mais de 30 bilhões de acessos a sites com filmes piratas, em todo o mundo.

O número representa um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. No Brasil, a Polícia Federal derrubou mais de 600 sites com conteúdo ilegal no fim do ano passado. 

“É urgente a ampliação do combate à pirataria, a indústria audiovisual, como um todo sofre demais com isso. O parque exibidor, especificamente, é bastante afetado. O único momento em que os cinemas rentabilizam é quando o filme está em cartaz e ter, simultâneamente, esses conteúdos à disposição de forma ilegal na internet prejudica a adesão do público e traz grandes prejuízos”, comenta Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex).

O setor ainda não se recuperou totalmente da longa paralisação na pandemia, seguida pela pausa das produções por conta da greve em Hollywood que atrasou ainda mais a finalização dos longas, o que faz com que a estimativa para 2024 seja de 5 a 7% menos público em produções internacionais, em relação ao ano passado, por falta de matéria prima – os filmes.

É nesse contexto que longas como “Divertida Mente 2”, que na semana de lançamento levou mais de 4,5 milhões de pessoas para a frente das telonas no país, de acordo com dados da Comscore, chegam às salas para ajudar nessa retomada de fôlego do setor. O que reforça ainda mais a gravidade da distribuição pirata destes conteúdos, principalmente nas redes sociais em que os conteúdos viralizam e se espalham com muita rapidez.

“Sabemos que as redes sociais têm derrubado os links que recebem denúncias, mas o estrago, muitas vezes, já foi feito. No dia da estreia de ‘Divertida Mente 2’ um usuário fez uma live em uma plataforma, transmitindo o filme ao vivo para milhares de seguidores. A velocidade do combate é inferior à da propagação desses materiais e é isso que precisa mudar”, finaliza Barros.

Os danos são também aos cofres públicos. De acordo com uma pesquisa divulgada no primeiro semestre deste ano pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a pirataria e sonegação de impostos causaram prejuízo de R$ 453 bilhões ao mercado brasileiro em 2022.

Penalidades

Cabe ressaltar que a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei nº 9.610/98) já existe e visa garantir que apenas o autor da obra tenha direito de utilizá-la e autorizar qualquer tipo de compartilhamento. No caso de divulgação e download de filmes piratas, tanto que disponibiliza o link, quanto quem baixa o material, podem sofrer consequências legais.

Sobre a ABRAPLEX

Criada em 2000 com o objetivo de representar institucionalmente as exibidoras detentoras de multiplex no País, a ABRAPLEX tem dois importantes propósitos que norteiam seu compromisso com associados, mercado e sociedade: ampliar significativamente o número de municípios com telas, democratizando o acesso à cultura e entretenimento, e rever a regulamentação do setor. Mais de 50% do total de salas em funcionamento no Brasil são de associados da entidade, representando 65% da bilheteria nacional.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Como planejar seu intercâmbio com antecedência?

Quer planejar seu intercâmbio com antecedência mas não sabe nem por onde começar a fazer…

16 horas ago

Sede própria da Patrulha Escolar e viaturas semiblindadas para a ROTAM

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (11) a sede da 1ª Companhia…

16 horas ago

Em visita a comerciantes dos bairros Orleans e Campo Comprido, Ney revela que quer duplicar o Viaduto do Orleans

CURITIBA, 11/09/2024 – Em caminhada nesta terça-feira (10) pelo comércio da região dos bairros Orleans e…

16 horas ago

Scania lança 10×4 XT Super de 560 cavalos na Exposibram

São Paulo, 11 de setembro de 2024 – A Scania apresenta seu novo caminhão 560 G 10x4 XT…

16 horas ago

CRM-PR promove mobilização contra a liberação dos cigarros eletrônicos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) irá promover no dia 16 de setembro (segunda-feira), às 19h30,…

16 horas ago

Abrasel se posiciona contra a inclusão de plataformas de delivery no Perse

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) expressa sua profunda indignação com a recente…

2 dias ago