Geral

PM ostensiva aumenta segurança no Litoral

Com planejamento voltado à prevenção de crimes e ações pontuais antes da temporada, a Polícia Militar do Paraná fechou a primeira semana do Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 com redução de ocorrências em comparação com o mesmo período do ano passado.

O total caiu 28,5% e flagrantes de uso de drogas 65,4%, nos sete municípios do Litoral. Em contrapartida, o número de abordagens aumentou 27,8% e de vistoria em veículos, 68,9%.

Apesar do aumento de 108,9% (de 45 para 95) em chamadas por perturbação do sossego, atribuído ao maior movimento dos últimos anos, a quantidade de termos circunstanciados por aquele motivo caiu 55,6%.

“Embora as ocorrências de perturbação do sossego tenham aumentado, a PM conseguiu ser mais eficiente na resolução do problema, ainda no local”, explica o capitão Wagner Araújo, oficial de planejamento da PM durante o Verão Paraná.

Nos primeiros sete dias do início do trabalho intensivo no litoral, 130 foram detidos em flagrante e 56 pessoas assinaram termos circunstanciados.

“O resultado alcançado até agora, se deve também a nossa aplicação de policiamento tanto com as unidades especializadas quanto com equipes de policiamento ostensivo geral”, explicou Araújo.

A redução de ocorrências gerais de -28,5% (de 1.589 para 1.136) e de -65,4% das ocorrências de uso de drogas (de 105 para 36) é a resposta do trabalho feito pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) nos meses que antecederam o Verão Paraná.

“Com ações de inteligência e aplicação de equipes de policiamento tático em diversos pontos dos municípios litorâneos, diversos pontos de uso e tráfico de drogas foram eliminados antes do verão, por isso que temos um número baixo de termos circunstanciados e de apreensão de drogas, ou seja, graças às operações pré-temporada”, destacou Araújo.

Ao longo dos sete primeiros dias do Verão Paraná Viva a Vida, os militares estaduais fizeram 8.256 orientações aos cidadãos em toda a região litorânea.

Foram abordadas outras 7.436 pessoas, média de 1.062 pessoas por dia, para localizar pessoas foragidas da justiça que estejam nas praias e para retirar de circulação drogas e armas.

Na área do trânsito urbano, as equipes policiais vistoriaram 3.731 veículos e lavraram 390 autos de infração de trânsito.

As ações ocorreram principalmente nos acessos aos municípios do Litoral e nas avenidas próximas à orla, onde há maior incidência de infrações como estacionamento irregular e manuseio de celular ao volante.

MAIS ABORDAGENS – As abordagens gerais e rotineiras a pessoas, feitas pelos policiais militares, aumentaram 27,8% (de 5.820 foi para 7.346) e as vistorias a veículos passaram de 2.538 para 4.286 nesta temporada, um acréscimo de 68,9%.

“A presença policial nas ruas aumenta a prevenção e tivemos uma resposta das pessoas que estiveram no Litoral nestes primeiros sete dias”, avalia Araújo.

AddThis Website Tools
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Thom LaFond faz novas apresentações na Ilha do Mel, após sucesso de público

Nova Brasília, na Ilha do Mel, Litoral do Paraná, se tornou, nos últimos dias, um…

1 hora ago

Google expande acesso à IA generativa para todos os clientes empresariais do Workspace

O Google anunciou que, a partir de agora, o Google AI será incluído nos planos Workspace Business…

1 hora ago

CAIXA Cultural Curitiba apresenta show intimista de Tulipa Ruiz

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta nos dias 31 de janeiro, 1º, 2, 7, 8 e…

2 horas ago

Yellowjackets: Paramount+ divulga trailer oficial da terceira temporada

SÃO PAULO, 22 DE JANEIRO DE 2025 - O Paramount+ acaba de divulgar o trailer oficial…

2 horas ago

“Não haverá transição energética sem ciência, tecnologia e inovação”, afirma Luciana Santos

Nesta quarta-feira (22), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao lado do…

2 horas ago

Para confronto com Paraná, Augusto Galvan pede Azuriz com a ‘mesma pegada’ de vitória contra Athletico

Camisa 10 do Azuriz, Augusto Galvan celebrou bastante o resultado conquistado na última rodada do…

2 horas ago