Segurança
PMPR realiza exercício simulado de combate ao “Novo Cangaço”

Nas primeiras horas desta sexta-feira (30) a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou um exercício operacional visando aprimorar técnicas e táticas de combate à crimes violentos contra o patrimônio, também conhecidos como “Novo Cangaço”.
A ação, coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME) da corporação, ocorreu na cidade de Ponta Grossa e mobilizou um grande efetivo de policiais militares e outras autoridades.
O termo “Novo Cangaço” é utilizado para descrever uma modalidade de crime que tem como características principais o uso de violência e estratégias para ataques à instituições financeiras, como bancos e carros-fortes.
Esse tipo de crime se assemelha ao “cangaço” histórico do início do século XX, onde grupos praticavam ações violentas contra a vida e o patrimônio no sertão nordestino.
Na ação desta madrugada, a Polícia Militar do Paraná integrou efetivos do Comando de Missões Especiais (CME) e do 4º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
Além disso, demais órgãos como o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCPR), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa também integraram a ação, visando aprimorar a qualidade técnica de cada órgão e a colaboração mútua em cenários de crise.
Visando a prevenção e o combate à ações violentas, a PMPR tem desenvolvido uma série de iniciativas que visam aperfeiçoar as técnicas policiais para esse tipo de enfrentamento, no intuito de dissuadir tais ações criminosas e garantir a preservação da vida dos cidadãos paranaenses e do patrimônio.
Ao mesmo tempo, investimentos constantes em equipamentos e novas tecnologias também têm aumentado a eficiência das ações policiais.