fbpx
Educação

Poá é reconhecida nacionalmente por uso de indicadores da Educação

Mais matrículas, menor número de retenções de alunos do Ensino Básico e uma gestão educacional mais assertiva: a Secretaria de Educação de Poá vem conseguindo resultados significativos com o uso da plataforma SimeB, do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Agora, esses resultados estão sendo reconhecidos nacionalmente pelo Panorama SimeB, cujo prêmio foi entregue na última quinta-feira (15), à secretária de Educação do município, Simone Lacerda.

Para ela, a visualização dos indicadores pela plataforma agilizou o trabalho da Secretaria e permitiu que a gestão investisse energia nos pontos em que era necessário. “Os indicadores do SimeB, somados aos instrumentos avaliativos e a todo o respaldo pedagógico já oferecidos pela rede de ensino, trouxeram subsídios que possibilitaram que a Secretaria de Educação Municipal de Poá fizesse o monitoramento e acompanhamento do ensino na rede de maneira a oferecer uma educação de qualidade”, explica a secretária.

Esse tipo de trabalho personalizado, de acordo com dados reais, coletados no decorrer da atuação da Secretaria de Educação, pode ser transformador. Por meio da análise e compreensão dos indicadores é possível desenhar estratégias de abordagem para cada um dos desafios identificados. O SimeB possibilita, por exemplo, identificar a necessidade dessa correção de fluxo. Para a supervisora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Vanessa Zanoncini, o tratamento dado a esses indicadores pode ter um impacto considerável sobre a rede municipal de ensino. “A correção do fluxo atinge diretamente o resultado do Ideb, enquanto a correção da distorção escolar gera melhorias na aplicação de outras ferramentas de ensino. Além disso, ela consolida o apoio aos docentes da rede”, detalha.

Parceria com Aprende Brasil tem impacto

Conveniado ao Sistema de Ensino Aprende Brasil desde 2019, Poá já registrou outros impactos positivos da parceria. “Todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo foi pautado pelas habilidades trazidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A equipe do nosso departamento pedagógico faz o acompanhamento com atividades diagnósticas e de desempenho, de modo a embasar e viabilizar os planos de ação da Secretaria. Nesse sentido, a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil complementa o trabalho já desenvolvido”, afirma a secretária.

Planos para o futuro

Enquanto as ações que envolvem o uso do SimeB já estão consolidadas e tendem a avançar, outras ações estão sendo planejadas pela Secretaria de Educação. “Continuaremos com os investimentos visando à melhoria da qualidade da educação do município, tendo como base os resultados de nossas avaliações, bem como de avaliações externas. Para isso, seguiremos acompanhando o desempenho das escolas, buscando investir tanto na formação e capacitação dos profissionais da rede quanto em materiais pedagógicos”, diz Simone.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo