fbpx
Empreendedorismo

Casamento sustentável é mais que evitar uso de canudos e plástico

Evento na região de Curitiba (PR) conta com estratégia de compostagem e orientações para evitar resíduos desnecessários

Uma festa de casamento com 100 convidados pode gerar cerca de 182 kg de lixo por dia. Para se ter ideia, este valor corresponde à metade do lixo que uma pessoa produz o ano inteiro. Estas informações fazem parte do livro “The Green Bride Guide”, de Kate L. Harrison, e inspiraram a cerimonialista Darlene Medeiros a criar o evento Essence Wedding, que acontecerá no dia 21 de maio no espaço Cinco Elementos Eventos, em São José dos Pinhais (PR).

Um dos diferenciais deste evento é a inclusão de conscientização sobre práticas sustentáveis na organização e produção de um evento social.

Eu acredito que cada gesto importa. Portanto, com este evento, demos início à conscientização do mercado de casamentos da região de Curitiba”, comenta Darlene Medeiros, organizadora do Essence Wedding e cerimonialista.

Para criar o escopo desse evento, Darlene se baseou no framework da ISO 20121 “Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos — Requisitos com orientações de uso”.

Esse conceito está presente desde a escolha do espaço, o Cinco Elementos, que tem compromisso com algumas práticas sustentáveis, segundo Darlene.

Descarte de resíduos

Muitas vezes, as pessoas acham que, para fazer um casamento sustentável, basta não usar canudos nos drinks ou não ter plástico, mas esse conceito vai muito além disso. “No Essence Wedding, por exemplo, estamos orientando os fornecedores participantes a evitarem trazer materiais desnecessários que possam aumentar a produção de resíduos pós-evento”, explica Darlene.

Para Darlene, a busca por sustentabilidade em eventos sociais tem seu alicerce na abordagem TBL (ambiental, social e econômica). “No entanto, a área de maior impacto quando pensamos em um evento social é a área de A&B (alimentos e bebidas). É essa área que considero mais crítica, porque é daí que vem o maior impacto negativo de um evento social, por conta da geração de resíduos orgânicos que na maior parte das vezes, é descartado como lixo ao invés de ser direcionado para compostagem”, explica.

Essence Wedding também contará com o suporte da empresa Composta+, que ajudará a identificar quais resíduos podem ir para a compostagem. Após o evento, a empresa fará a coleta e a compostagem. “Parte da produção se transformará em adubo, que voltará para o espaço Cinco Elementos e poderá ser utilizado lá”, conta Darlene.

ESSENCE WEDDING

Data: 21/05/2023

Horário: das 13h30 às 20h

Local: Espaço Cinco Elementos Eventos

Endereço: R. Francisco Munõz Madrid, 350 – Roseira de São Sebastião, São José dos Pinhais – PR

Inscrições no site:https://materiais.escoladecasamentocuritiba.com.br/essence-wedding-inscricao

Ingressos:

Valor convite individual noivas – R$ 35,00
Valor convite casal – R$ 64,00

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo