fbpx
Geral

Impacto das mudanças climáticas acelera demanda da Climatempo por serviços de previsão meteorológica

Empresas e instituições buscam soluções que ajudem a minimizar riscos e monitorar suas operações, principalmente a céu aberto

O impacto das mudanças climáticas sobre as atividades dos mais diversos setores tem levado a um aumento da demanda das empresas e instituições por serviços de previsões meteorológicas, com o objetivo de promover adaptações em suas operações. A constatação é da Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de soluções meteorológicas e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, cujos serviços nesta área registraram um crescimento de 90% nos últimos dois anos por relatórios e análises climáticas de longo prazo.

“Cresceu a percepção de que os eventos extremos estão se ampliando, e isso preocupa cada vez mais a sociedade e as empresas, ao mesmo tempo que elas abraçam mais a agenda ESG”, relata Nil Nunes, COO da Climatempo.

Atividades como mineração, energia, agricultura e logística, estão entre as mais vulneráveis ao impacto climático. “Cada vez mais os eventos extremos colocam em risco as atividades a céu aberto”, constata Nunes.

Ele explica que todos esses setores podem ser impactados por eventos climáticos extremos. Na mineração, por exemplo, a queda de raios representa um grande risco, por conta do uso de explosivos. Na agricultura, secas e chuvas fortes podem ameaçar as colheitas, enquanto no setor elétrico, o que registra a maior demanda na Climatempo, o clima tem impacto direto no nível dos reservatórios das hidrelétricas, na geração eólica e solar, e pode afetar o fornecimento de energia aos consumidores.

Foco na agenda ESG

O foco crescente na agenda ESG também impulsiona a demanda pelas análises climáticas, tanto por parte de empresas que buscam alinhar suas práticas na área ambiental às variações do clima quanto das instituições financeiras, incluindo bancos e seguradoras.

Segundo o COO da Climatempo, “o acionamento de geradores movidos a diesel, em caso de falta de energia, é um ponto que começa a ser monitorado também para que esses equipamentos tenham um melhor gerenciamento, evitando mais emissões de carbono.”

Uma das instituições que estão utilizando os serviços da Climatempo com essa finalidade é o Hospital Albert Einstein, que iniciou o trabalho com a Climatempo há um ano, com o objetivo de garantir um uso mais racional e previsível dos geradores movidos a diesel, visando reduzir suas emissões.

Nil Nunes conta que o Brasil vem investindo bastante em tecnologia para desenvolver mais soluções para lidar com eventos extremos. “A Climatempo tem inclusive parcerias com instituições públicas para compartilhar informações”, completa o COO da Climatempo.

Sobre a Climatempo

A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões climáticas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem mais de 22 setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o clima por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.

Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Fundada em 1988 pelos meteorologistas Carlos Magno e Ana Lúcia Frony, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo