Desde o começo deste ano, a Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus, no Juvevê, está ainda mais ‘pet friendly’.
Os bichinhos vizinhos ao logradouro ganharam uma área só deles, cercada para garantir segurança e conforto para as brincadeiras.
O sexto Espaço Amigo Bicho da Cidade é motivo de festa diária nos encontros também dos tutores, com direito a café, comidinhas e bolo pet.
Para o engenheiro Gian Cláudio Coen, levar a cadela sem raça definida Suri para lá é um jeito de relaxar depois de um dia de trabalho.
“Aqui eles se encontram todos, se divertem e nós nos distraímos”, diz.
O senhor Claudio, como é conhecido, foi um dos grandes responsáveis pela viabilização do espaço.
Por estar sempre na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, segundo conta, ele acompanhava o trâmite do pedido.
Antes da implantação do Amigo Bicho, a reunião acontecia em uma das quadras poliesportivas da praça.
“Chegamos a pedir que ela fosse destinada aos animais e soubemos que o município tinha a intenção de criar o playpet que temos hoje”, lembra o engenheiro.
O local, cercado com alambrado e identificado como Espaço Amigo Bicho, tem 140 metros quadrados com areia no piso para dar todo o conforto aos pets.
A dona de casa Cristina Baratter, que frequenta a área com os cachorrinhos George e Katrina, diz que o movimento de animais aumentou durante a pandemia.
“Acreditamos que muita gente aumentou a família com um animal de estimação nesse período”, avalia.
E a principal vantagem, de acordo com ela, é saber que dentro do Amigo Bicho os cães podem brincar e correr sem as guias e sem o perigo de ir para a rua.
A Eppinghaus fica entre duas vias bastante movimentadas – as ruas José de Alencar e Almirante Tamandaré.
Próximos a parques e outras unidades de conservação, os playpets são espaços exclusivos, para garantir a segurança dos animais e dos seus tutores em momentos de lazer.
A proposta de criar esses espaços foi feita pelo Legislativo e, depois de votada na Câmara dos Vereadores, em 2019, passou a ser formatada na prática pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Com a melhora do cenário da covid-19, Cristina diz que o Espaço Amigo Bicho é mais um elemento de reencontro do grupo que se autodenomina Galera Eppinghaus e sempre teve a praça como cenário de piqueniques, cafés e passeios com animais de estimação.
“É mais um motivo para a gente se reencontrar porque ficamos parados durante a pandemia. Vamos voltar a fazer nossos lanches com a tranquilidade dos ‘bebês’ estarem seguros e pertinho da gente”, comenta ela, que sempre vai ao local com a sua mãe Thereza Bertoni.
Em janeiro de 2020 foi entregue uma revitalização total da praça pela Prefeitura de Curitiba.
As melhorias envolveram a recomposição da pista de caminhada, recuperação das quadras esportivas de futebol, basquete e vôlei de areia; além de reformas das escadas laterais de acesso e do acesso de veículos de serviço.
fotos Hully Paiva – SMCS
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…