Cidadania

Por cultura da paz no ambiente escolar, CIEE/PR promove mobilizações em unidades do estado

Com o objetivo de promover e disseminar a cultura da paz no ambiente estudantil, diversas unidades do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) realizaram durante o mês de abril, atividades para incentivar e acolher jovens alunos.

As iniciativas foram pensadas devido à onda de ameaças e ataques em instituições de ensino de todo o país, que aumentaram a sensação de insegurança nos ambientes voltados para a formação pessoal e profissional.

“O CIEE/PR trabalha seus conteúdos multidisciplinares com base na cultura da paz, do pertencimento e no respeito à diversidade. Sabendo das dificuldades e dos anseios dos  estudantes, as equipes se reuniram para criar ações que os fizessem se sentir valorizados e acolhidos, enfatizando o respeito da entidade por cada um deles. Com o movimento foi formada uma corrente para reforçar que o ambiente escolar está  seguro e é um lugar onde podem se sentir abraçados, livres e aceitos”, explica a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Simone Paulin.

Na unidade de São José dos Pinhais (PR), ao atravessar o “arco da paz”, aprendizes encontraram balas e “gotas de chuva” com mensagens incentivadoras. Em sala de aula, os alunos trabalharam a cultura da paz, produzindo cartas com pensamentos e mensagens positivas para serem distribuídas.

Em Campo Largo (PR), estudantes do Programa de Aprendizagem do CIEE/PR soltaram balões durante o horário de saída dos alunos do Colégio Estadual Sagrada Família.

No Norte do Paraná, em Maringá, a ação acolheu os estudantes já na entrada da unidade. Os alunos foram recebidos com músicas, frases motivacionais e com os cumprimentos de toda a equipe de colaboradores. Os adolescentes e jovens que participam dos programas desenvolvidos pelo CIEE/PR no município ainda deram um abraço simbólico na Catedral de Maringá. Com balões brancos, os mais de 100 envolvidos na ação reforçaram o pedido de paz no ambiente estudantil e na sociedade.

A ação pela paz também foi trabalhada em União da Vitória (PR) e reuniu colaboradores e aprendizes da unidade do CIEE/PR no município. Já em Umuarama (PR), a equipe multidisciplinar da unidade preparou uma recepção calorosa para os aprendizes. Foram colocadas em cartazes palavras que representam a paz e o fortalecimento de vínculos. Na conversa que os alunos tiveram com a psicóloga, o objetivo era despertar um olhar mais otimista e o poder transformador de cada um. A ação também teve roda de música com letras sobre paz, tolerância e amor.

Outras unidades do CIEE/PR também realizaram ações pela paz no ambiente de aprendizagem.  “Foi um trabalho em equipe, que estreitou ainda mais os laços do CIEE/PR com os estudantes, e contribuiu para a diminuição da cultura de ódio e violência e para garantir o direito de segurança e estudo em ambientes escolares”, finaliza Simone.

 

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Sebrae/PR divulga primeiros palestrantes da Feira do Empreendedor

Quem deseja empreender, já possui negócio próprio ou está em busca de informações e conexões…

12 horas ago

Com revisão da área plantada e produtividade, milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, aponta Agroconsult

Após incorporar a análise de imagens de satélite para dimensionar a área de soja no…

12 horas ago

Definidos os finalistas da 14ª Copa Pinhais de Futebol

Estão definidos os finalistas da 14ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Após a…

12 horas ago

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 850 mil visitantes no 1º semestre

Foz do Iguaçu, julho de 2024 - O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e com gestão…

12 horas ago

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,…

12 horas ago

Festival Crossroads terá homenagem a um dos mais importantes artistas da música paranaense, Ivo Rodrigues

No dia 13 de julho, a partir das 12h, a Pedreira Paulo Leminski receberá a…

12 horas ago