Portfólio de Projetos Geocientíficos do SGB em software livre é reconhecido no Latinoware 2024

PUBLICIDADE

Projetos Geocientíficos do SGB
Foto: Jinda Noipho/GettyImages

Foz do Iguaçu (PR) – Entre os dias 27 e 29 de novembro, o pesquisador Carlos Eduardo Miranda Mota, da Divisão de Geoprocessamento da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG), estará presente no Latinoware, evento que ocorre no Parque Tecnológico de Itaipu (Parquetec), em Foz do Iguaçu (PR). Ele apresentará o portfólio de projetos geocientíficos desenvolvidos e mantidos pelo SGB usando ferramentas de software livre, em especial o ambiente de mapas digitais, como a INDE e OneGeology, e soluções geocientíficas como SACEP3MQMin e outros.

O SGB possui alguns sistemas essenciais para a sociedade, que são desenvolvidos com software livre. Destacam-se o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), que monitora rios e bacias hidrográficas e produz informações sobre desastres naturais. O projeto mais antigo em operação é o SIAGAS, uma iniciativa com mais de duas décadas de história, desenvolvida originalmente com base em software livre.

Na ocasião, o pesquisador apresentará também o estágio atual do novo GeoSGB, uma infraestrutura de dados espaciais que organiza e padroniza dados geocientíficos seguindo normas internacionais, e que chega para complementar o sistema RiGeo.

Os trabalhos da DIG têm contribuído fortemente para estabelecer uma nova infraestrutura de dados espaciais pública – o novo GeoSGB – que envolve adoção de padrões de dados e metadados, simbologias temáticas para geociências com interoperabilidade, baseada em normas ISO. Segundo Mota, essa abordagem reforça o compromisso do SGB em desenvolver tecnologia pública acessível, não vinculada a licenças de uso de terceiros – um dos pilares do conceito de ciência aberta (Open Science) e fundamental para intercâmbio de informações entre instituições nacionais e internacionais.

O Latinoware 2024 será mais uma oportunidade de destacar como o uso de software livre posiciona o SGB como referência em inovação tecnológica geocientífica e democratiza o acesso ao conhecimento e à informação no Brasil e além.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima