Marca líder no varejo de revestimentos cerâmicos, a Portobello Shop alcançou a marca de 160 lojas espalhadas pelo Brasil. A mais recente unidade da rede foi inaugurada em Itabira (MG). Ainda em 2024, mais dois pontos de venda serão abertos – em Ji-Paraná (RO) e Boituva (SP) –, o que elevará o número de lojas para 162.
A história da Portobello Shop começou em 1998, quando o Portobello Grupo, maior empresa de cerâmica do país, inaugurou a primeira loja motivado pela necessidade de oferecer ao mercado soluções completas em um mesmo lugar, unindo o portfólio exclusivo de revestimentos com a oferta de categorias complementares. Atualmente com 27 lojas próprias e 133 franquias, a Portobello Shop ocupa a 6º posição de maior empresa de varejo do Brasil no segmento de materiais de construção, segundo ranking de 2024 da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
“Atingir a marca de 160 lojas presentes em todos os estados brasileiros demonstra o compromisso da Portobello Shop de colocar o cliente no cerne de nossas operações, proporcionando uma experiência de compra única, com base em um relacionamento sólido com o especificador e o cliente final. O contínuo aprimoramento de nosso portfólio e a oferta de soluções em nossas lojas reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência em cada etapa”, destaca Romael Soso, CEO da Portobello Shop.
Além de ter o cliente final e o especificador no centro de suas estratégias, a Portobello Shop é uma marca de varejo orientada por dados, com uma base de gestão que demanda uma robusta estrutura digital para todas as áreas e operações, bem como investimento na digitalização do negócio e olhar focado na experiência do cliente, aferindo pesquisas de NPS (Net Promoter Score) em todas as lojas.
Com uma visão omnichannel, a rede proporciona ainda uma jornada ao especificador e seu cliente no ambiente digital. A plataforma Archtrends.com, por exemplo, é um destaque na etapa de inspiração e especificação de materiais, com conteúdos voltados à área e um amplo número de projetos arquitetônicos que servem como referência. .
Além disso, a marca investe em inovação e no olhar múltiplo ao criar suas coleções. O ciclo de inovação aberta da Portobello atua no desenvolvimento de produtos, envolvendo profissionais e arquitetos que participam de viagens de pesquisas, visitas aos principais eventos de design e arquitetura do mundo, parcerias, trocas, revisões de produtos já existentes e muito mais. Um dos destaques no ciclo de inovação são as linhas assinadas, desenvolvidas em parcerias com personalidades como Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake, Isay Weinfeld, Oskar Metsavaht, e outros.
Com forte atuação em sustentabilidade no varejo, a loja Portobello Shop Jardim Social, localizada em Curitiba, no Paraná, se tornou a primeira edificação no mundo a receber a certificação LEED O+M V5 Platinum, a mais alta certificação da U.S. Green Building Council (USGBC), entidade norte-americana que fomenta e certifica projetos e edificações sustentáveis. Desde 2023, os pontos de venda contam com um guia de boas práticas ESG, com recomendações como captação de água da chuva, uso de ventilação e iluminação natural, além de ações voltadas para o social e a governança.
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