Turismo

Pousada Literária, em Paraty, recebe a certificação do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), referência no setor hoteleiro em todo o mundo

As certificações de práticas sustentáveis são fundamentais para empreendimentos turísticos que almejam, além da excelência em hospitalidade, gerar um impacto positivo ambiental e social nos destinos onde estão presentes. Nesta direção, ao receber a certificação do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), a Pousada Literária fortalece ainda mais uma atuação alinhada às práticas do turismo regenerativo.

O GSTC é uma organização independente que desenvolveu um conjunto de critérios globais para o turismo sustentável, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica no campo do turismo. O certificado GSTC é um selo de aprovação concedido a destinos, empresas de hotelaria e trades que colocam esses rígidos critérios em prática.

A certificação GSTC, portanto, é concedida a organizações que demonstram conformidade com essas regras, que abrangem diversas áreas, entre elas: gestão ambiental, conservação da biodiversidade, respeito às comunidades locais, proteção do patrimônio cultural e apoio econômico local. O certificado considera esses elementos em três pilares, que precisam conversar entre si: evidência documental, estrutura física e treinamento da equipe.

Pousada Literária

Para receber a certificação, a Pousada Literária passou por um minucioso processo de avaliação, incluindo auditorias locais, revisão de documentação e entrevistas. São mais de 40 critérios e cerca de 160 indicadores, e diversos detalhes, com foco no impacto positivo no território no qual está inserida. Uma vez certificadas, as organizações podem exibir o selo GSTC em seus materiais de comunicação, que auxiliam os hóspedes a escolher opções de turismo mais sustentáveis.

Com a certificação GSTC, a Pousada Literária e o Grupo OCanto reafirmam seu compromisso com iniciativas que contribuem com a preservação do patrimônio natural e cultura do país. “O Brasil é o país mais biodiverso do mundo e tem potencial para ser uma referência em turismo regenerativo. Ao mesmo tempo, é preciso lidar com os desafios climáticos e seus impactos. Neste sentido, temos o compromisso não apenas de levar mais e mais pessoas para os destinos onde estamos presentes, mas de garantir um desenvolvimento equilibrado, sustentável e integrado destes lugares e a valorização das comunidades locais”, diz Pedro Treacher, Diretor de Hospitalidade do Grupo OCanto.

Sobre a Pousada Literária e o Grupo OCanto

Com 28 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais, a Pousada Literária oferece uma atmosfera silenciosa e relaxante, enquanto, do lado de fora, o burburinho do Centro Histórico reverbera os restaurantes, ateliês e lojas, a poucos passos de distância.

Pousada Literária

Além de proporcionar uma estada com extremo conforto e excelência nos serviços, a Pousada Literária é a anfitriã que convida os hóspedes a descobrir Paraty, cidade Patrimônio Natural e Cultural da UNESCO, em experiências de conexão com a floresta, cultura, história e gastronomia da região. Guiados por especialistas locais, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de conexão genuína com a cidade, e desfrutando dos outros empreendimentos do Grupo OCanto, como um café da tarde na Livraria das Marés, uma experiência gastronômica no restaurante Quintal das Letras ou na escuna gastronômica Maria Panela, ancorada no Saco do Mamanguá.

A gastronomia da Pousada Literária, por exemplo, destaca os elementos locais, com boa parte dos ingredientes produzidos na vizinha Fazenda Bananal, também do Grupo. A Bananal possui um Sistema Agroflorestal (SAF) de cultivo de alimentos, produção orgânica alinhada ao conceito ‘do campo para mesa’, e apoia o ‘Programa Cultivar’ de incentivo a agricultores locais para a produção de alimentos como palmito Juçara, cogumelos, cacau e mel de abelhas nativas. Por meio do programa de educação socioambiental ‘Valorizando nossas Raízes’, em parceria com a Prefeitura da cidade, recebe mais de 3 mil alunos da rede pública por ano.

A atmosfera acolhedora e o serviço cuidadoso da Pousada Literária levam os visitantes a se conectar com o entorno de maneira genuína – traduzindo a essência de OCanto, que se revela também nas pousadas Trijunção, no Cerrado, na divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais, e Tutabel, na Praia de Itapororoca, em Trancoso. Mais do que um lugar para se hospedar, as marcas do Grupo levam a uma experiência de imersão na história, nos saberes, sabores, e na natureza do território ao qual estão integradas.

O nome OCanto é inspirado pelos diferentes “cantos e encantos” do Brasil, além do canto dos pássaros, da natureza e das pessoas. “Mais do que adotar práticas sustentáveis, é preciso assumir o compromisso de restaurar cada lugar, promovendo conexões genuínas entre o viajante e o destino. Essa foi a premissa básica para o surgimento da marca”, diz Treacher.

Ao receber este selo, a Pousada Literária, afinal, une-se a uma seleta comunidade global de líderes em turismo sustentável, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável para o setor hoteleiro, destacando-se como um exemplo inspirador para outros empreendimentos na América do Sul.

Pousada Literária

www.pousadaliteraria.com.,br

@pousadaliteraria

www.ocantodobrasil.com.br

@ocanto.br

Redação JBA Notícias

Recent Posts

“Rumo ao Natal” volta a iluminar os trilhos da Região Sul

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anuncia mais uma edição do “Rumo ao…

58 minutos ago

Abertura do Natal da Família da Itaipu leva 28 mil pessoas ao Gramadão, em Foz do Iguaçu (PR)

A abertura da programação do Natal da Família – Itaipu Mais que Energia reuniu mais…

1 hora ago

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

23 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

23 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

23 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

23 horas ago