Empreendedorismo

Preço de eletroeletrônicos tem aumento médio de 1,88% em dezembro/23, aponta índice Fipe/Buscapé

Índice, que monitora os preços do varejo online, destacou uma recomposição dos valores pós-Black Friday

São Paulo, janeiro de 2024 – Os produtos eletroeletrônicos ficaram mais caros no Natal em 2023. É o que aponta o Índice Fipe/Buscapé, que monitora 47 categorias e mais de 2 milhões de preços continuamente, com informações do principal comparador de preços do país. Segundo o estudo divulgado nesta sexta-feira (12), o preço médio dos eletroeletrônicos do Brasil cresceu 1,88% em relação ao mês anterior, o maior aumento em dois anos.

Segundo Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe e responsável pelo índice, essa variação vem logo após a maior queda mensal de preços, de 1,7%, registrada em novembro de 2023, com influência de uma Black Friday mais vigorosa. “Embora os números de novembro e dezembro sejam relativamente fortes em sentidos opostos, no acumulado dos dois meses a variação dos preços foi de apenas 0,1%”, explica.

Em comparação a dezembro de 2022, o mês apresentou uma queda de 6,3%, ancorado principalmente à redução acentuada nas categorias de celulares (-15,4%), monitores (-13,7%), notebooks (-12,7%) e tablets (-10,8%). Apenas três categorias apresentaram aumento de preços nesse período: ares-condicionados (24,2%), ventiladores e circuladores (4,7%), e fogões (1,4%).

Preço de ares-condicionados subiu 24,8% em seis meses

Mesmo com a maioria dos eletroeletrônicos apresentando reduções de preço durante 2023, o ar-condicionado seguiu o caminho inverso. Apenas no segundo semestre do ano, de julho a dezembro, o produto teve um aumento acumulado de 24,8%, justificado principalmente pelas ondas de calor vividas no período.

Ao analisar o ano por completo, o acumulado de 24,2% reflete como o primeiro semestre contou com preços mais estáveis no produto, com uma redução de -0,5%, mas a disparada a partir de julho fez com que os brasileiros precisassem desembolsar mais para se refrescar nos recordes de temperatura registrados.

O mês com maior acréscimo de preço no ano foi dezembro, onde o aparelho ficou 7,4% mais caro. Os aumentos em julho (+0,5%), agosto (+1,1%), setembro (+3,8%), outubro (+5%) e novembro (+5%) colaboraram diretamente para que o valor do produto ficasse muito acima da inflação, que fechou o ano em 4,62%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os dados completos do Índice de eletroeletrônicos Fipe/Buscapé estão disponíveis no site: Link.

Seguem abaixo os principais gráficos do estudo

Gráfico 1 – Variações Anuais do Índice de Preços Fipe/Buscapé para Eletroeletrônicos (2023)

Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé

Gráfico 2 – Variações Mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos

Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé

Gráfico 3 – Variações Anuais de Algumas Categorias de Produtos do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos (Dezembro23 / Dezembro22)

Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé

Gráfico 4 – Variações Anuais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado em Relação aos Preços de Eletroeletrônicos (Dezembro23 / Dezembro22)

 

Gráfico 5 – Variações mensais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado

Sobre a Fipe:

Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.

Sobre o Buscapé

Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 500 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape܂com܂br.

Sobre a Mosaico

A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 500 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022. Para mais informações, acesse: mosaico܂com܂br.

Redação JBA Notícias

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