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Nova Pesquisa da Fiserv Revela Hábitos da Educação Financeira no Brasil e o Impacto no Varejo

Carat Insights 2024 aponta como a educação financeira entra no radar dos pais

Fiserv, Inc. (NYSE: FI), líder global em pagamentos e tecnologia financeira, destaca em sua pesquisa “Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos”, que a bancarização dos jovens começa antes dos 18 anos. Segundo a Pesquisa, 73% dos brasileiros com filhos menores de idade – os nativos digitais, enquadrados na geração Alpha e Z –, já oferecem a eles acesso às instituições financeiras, seja em formato de conta digital (39%), cartão adicional da conta dos pais (24%) ou cartão pré-pago (10%).

Para os que permitem acesso dos filhos a algum tipo de cartão, 74% querem dar autonomia e ensiná-los como gerenciar seu dinheiro; 48% almejam garantir a segurança do seu próprio cartão, evitando que ele seja utilizado por terceiros; e 46% desejam acompanhar e monitorar as despesas de seus dependentes.

“Estudar o mercado brasileiro nos permite acompanhar a evolução do comportamento e oferecer as melhores tecnologias e soluções para apoiar estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. A realidade mostra que os varejistas precisam estar atentos a esse novo perfil de público, que nasce digital, faz compras com um clique e preza pelo imediatismo. Para este consumidor, inovações tecnológicas como a tokenização podem ser uma grande aliada para melhorar a experiência de compra”, destaca Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv Brasil.

A pesquisa também aponta que os brasileiros são clientes de 3,4 bancos, em média, em uma proporção equivalente entre instituições digitais (1,6%) e tradicionais (1,8%), e que 18% dos entrevistados se relacionam com cinco ou mais instituições financeiras. Além disso, 97% deles costumam acessar o banco online, enquanto o mobile banking (53%) é a opção mais escolhida na hora de interagir com a instituição.

Meios de pagamento

Como o levantamento do próprio Banco Central já indica, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo consumidor (92%), seguido por cartão de crédito (76%), débito (74%), dinheiro (69%), boleto (44%), carteiras digitais (27%), cartão de benefício (7%), tag veicular (6%) e cheque 3%. Nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%).

prioridade de escolha do meio de pagamento segue a seguinte ordem: segurança (67%), descontos e promoções (66%), rapidez (64%), possibilidade de parcelamento, (34%), que seja virtual para evitar contato (23%), por sempre utilizar o mesmo (13%) e outro (1%). O Pix é considerado o mais seguro para 60% dos brasileiros, seguido por cartão de débito (40%), débito automático (40%), cartão de crédito (34%), carteiras digitais (30%) e dinheiro em espécie (28%).

Experiência Omnichannel

As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais por semana. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%).

O levantamento mostra que seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais e o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) são os meios mais utilizados para essas compras. “O movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala”, comenta Giuliana.

O Futuro do Dinheiro

Nos próximos dez anos, apenas 2% acreditam que o Pix não vai mais existir, enquanto 5% não acreditam na existência de carteiras digitais, cartão de crédito ou débito. O dinheiro em espécie deve acabar para 17% dos entrevistados, tendo uma sobrevida maior do que a do cheque: para 56%, este meio deve desaparecer na próxima década.

A pesquisa Carat Insights 2024: Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos foi realizada em setembro de 2023, com 600 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, portadores de cartões de crédito e débito, representando a população do Brasil segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Em um mundo que se move cada vez mais rápido, a Fiserv ajuda seus clientes a oferecerem soluções em sintonia com a maneira como as pessoas vivem e trabalham hoje – serviços financeiros na velocidade da vida. Para mais informações acesse Fiserv.

Recursos Adicionais

Sobre a Fiserv

A Fiserv, Inc. (NYSE: FI), uma empresa da Fortune 500, aspira a movimentar dinheiro e informações de uma forma que mova o mundo. Como líder global em pagamentos e tecnologia financeira, a empresa ajuda os clientes a obterem os melhores resultados por meio de um compromisso com a inovação e a excelência em áreas como processamento de contas e soluções bancárias digitais; processamento de emissores de cartões e serviços de rede; pagamentos; comércio eletrônico; adquirência e processamento de negócios; e a plataforma de gerenciamento de negócios e ponto de venda baseada em nuvem Clover®. A Fiserv é membro do S&P 500® Index e tem sido reconhecida pela Fortune® com o título de World’s Most Admired Companies™ em nove dos 10 últimos anos. Visite Fiserv e siga as redes sociais para obter mais informações e as últimas notícias da empresa.

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