O prefeito Rafael Greca recebeu no Palácio 29 de Março a deputada federal paranaense Carol Dartora (PT) para conversar sobre o alinhamento de investimentos federais em Curitiba, em políticas de promoção social e de segurança alimentar.
“Eu recebi a nobre deputada Carol Dartora quando conversamos sobre o aporte de recursos federais, por meio de emendas parlamentares, em vários programas sociais e de segurança alimentar mantidos em Curitiba, incluindo, por sugestão, a FAS (Fundação de Ação Social), os Restaurantes Populares e o Mesa Solidária. A visita da parlamentar representa o caráter democrático do atual mandato e a abertura ao diálogo político, a favor da cidade e da população, com todas as siglas partidárias e pensamentos”, disse Greca.
No encontro, Carol Dartora destacou a importância do alinhamento político para pensar, conjuntamente, quais os investimentos federais prioritários em Curitiba, no desenvolvimento social e no avanço das políticas públicas específicas de atendimento à população economicamente e socialmente vulnerável.
“Nós queremos avançar no desenvolvimento social da cidade, nas políticas específicas. Conversamos bastante sobre Mesa Solidária e os locais que a estrutura do município já atende, em busca desse consenso para atender quem mais precisa.”
A parlamentar citou ainda possibilidade de aporte de recursos aos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), à Casa de Passagem do Indígena e a outras ações de combate à fome no município, coordenadas pela FAS também.
Carol Dartora adiantou ainda que já existe uma programação para a destinação das emendas e que os recursos são exclusivos para investimentos sociais.
“Essa destinação já vem com rubrica. Ou seja, nesse primeiro momento, os deputados de primeiro mandato, como se diz, vão ter um recurso para enviar direto para a educação, para a saúde, para a área social, etc, então, a gente veio alinhar isso”, concluiu.
Desde 2017, Curitiba mantém vários programas sociais importantes de fortalecimento à Rede de Segurança Alimentar no município, entre eles o Mesa Solidária, Armazém da Família, Restaurante Popular e as Hortas Urbanas.
As ações ajudaram a reduzir, significativamente, os impactos gerados com a perda de renda e o desemprego, durante a pandemia ainda em curso da covid-19.
Com mais de três anos de existência, o programa Mesa Solidária, por exemplo, alcançou mais de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em Curitiba.
A marca foi celebrada, em março de 2023, em um evento especial na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, sob o Viaduto do Capanema.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…