O ex-governador Orlando Pessuti recebe a homenagem. foto ricardo marajó-secom
Como a gente ama esta cidade, é extremamente gratificante receber uma homenagem como esta. É um momento para celebrar as conquistas e o nosso trabalho. Devemos muito a Curitiba. Esta homenagem é muito importante, representa uma grande diferença na nossa trajetória.”
Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário
O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, entregaram, na Ópera de Arame, medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais a 19 personalidades que trabalham pelo desenvolvimento de Curitiba e pela promoção do bem comum.
A Ordem da Luz dos Pinhais é a maior honraria concedida pelo município. A cerimônia reuniu secretários municipais, gestores e lideranças da cidade.
Eduardo Pimentel destacou na abertura do evento que esse é um prêmio para homenagear homens e mulheres dos mais diversos segmentos da sociedade curitibana pelo seu trabalho e a diferença que fazem na vida das pessoas.
“Hoje nós entregamos essa medalha que, mais do que um título simbólico, representa o esforço de cada um de vocês no dia a dia da cidade de Curitiba. Representa a fé que salva, a ciência que cura, o trabalho que emancipa, a solidariedade que acolhe e a coragem que transforma. Esses são os pilares da homenagem para cada um de vocês aqui hoje”, disse o prefeito.
Instituída pelo Decreto Municipal 915 de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 211 personalidades. Com as 19 novas concessões deste ano, Curitiba soma 230 comendas entregues.
O decreto que criou a Ordem da Luz dos Pinhais define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha dos homenageados. Entre os principais requisitos estão conduta ilibada e ações de relevância em favor da cidade.
O ex-prefeito e secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, foi um dos que receberam a comenda e falou em nome de todos os homenageados. “Tenho dentro de mim o sentimento paranista mais profundo que há de iluminar o peito de cada um e cada uma dos homenageados. Homens e mulheres convidados a serem maiores que as araucárias”, afirmou Greca.
Inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, a medalha representa força e grandeza na construção da história da capital. As peças são banhadas a ouro e trazem a imagem de um homem de braços abertos diante de pinheirais, referência ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba: verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.
“Tenho que esta comenda nos é atribuída por conta de toda a história de vida e de trabalho que fizemos em favor da cidade de Curitiba e do Paraná. Sempre procuramos pautar o nosso trabalho pela retidão, pela honradez e pela dedicação às causas que promovessem o desenvolvimento e uma vida melhor para as pessoas. Trabalhamos muito sim pelo Paraná, mas trabalhamos muito sim também por Curitiba. Por isso, agradeço de coração a esta comenda que me é atribuída neste momento e procurarei honrá-la com muita dignidade.”
Orlando essuti, ex-governador do Paraná
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…
O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…
O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…
O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…
Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…
O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…