fbpx
Política

Prefeito faz balanço de gestão na Câmara de Vereadores

O prefeito Rafael Greca destacou nesta segunda-feira (1º/8) a importância de harmonia nas relações entre os poderes executivo (prefeitura) e legislativo (vereadores) municipais, durante a sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba.

“Esta Câmara é sensível às causas da nossa população e da nossa cidade, muito bem tem entendido as necessidades da administração pública e contribui de forma determinante com a gestão”, afirmou o prefeito.

Greca fez um balanço de prestação de contas dos principais programas e projetos que foram implementados ou estão em desenvolvimento pela Prefeitura nos últimos anos, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2 e o novo corredor Leste-Oeste, todos eles com financiamentos internacionais.

Além das obras de infraestrutura, o prefeito tratou com os vereadores de ações em saúde, educação, assistência social e segurança. “Temos muito trabalho pela frente”, disse.

Novo binário

Nesta terça-feira (2/8) ocorre o lançamento do edital da primeira das obras previstas para o Ligeirão Leste-Oeste.

Trata-se do binário formado pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, ligando o Cajuru e o Tarumã.

O financiamento é do NDB (New Development Bank), assinado no final de 2021.

“É Curitiba novamente na vanguarda do transporte coletivo e do planejamento urbano”, disse o prefeito.

No Caximba, a primeira fase de obras já foi licitada e em breve terá início a construção das primeiras 752 casas. “Um projeto que muito me orgulha por transformar para melhor a vida das pessoas.”

Sustentável e atrativo

Greca explicou a importância dos projetos do Inter 2 e do Leste-Oeste, cujas obras vão proporcionar melhorias significativas nos itinerários de importantes eixos.

“Teremos novas estações, inteligentes e autossustentáveis, que vão incentivar a intermodalidade e estimular cada vez mais o uso do transporte coletivo”, destacou.

Saúde

Greca reafirmou o pesar pelas mortes ocorridas durante a pandemia e destacou o trabalho exemplar de combate à covid-19, que salvou muitas vidas e pelo qual não faltou assistência a ninguém.

O período pós-pandemia traz desafios. Um deles, segundo o prefeito, é retomar as condições pré-pandemia dos atendimentos de rotina aos grupos prioritários e dar andamento ao chamado Modelo Saúde 4.1, com uso mais intensivo da tecnologia para melhorar agendamentos de exames e orientações à população.

“Na Prefeitura, trabalhamos incansavelmente para termos uma cidade cada vez mais inovadora e melhor para se viver, para termos serviços públicos compatíveis com os anseios e as necessidades da nossa gente”, afirmou.

Educação

Na área de Educação, o prefeito destacou o compromisso de ampliar o ensino integral na capital, que já é feito em 115 das 185 unidades, devendo chegar a 125 até o fim deste ano e a todas as unidades até o fim da gestão.

Até o fim deste ano, a comunidade do Bairro Novo ganhará o CMEI Dom Barusso. Também está sendo licitada a obra do CMEI Aroeira. A nova sede da escola e do CMEI Vila Torres também estão na lista de entregas, bem como a Escola Aroeira, no Boa Vista, e seis quadras cobertas para unidades da rede municipal.

Ação social

Na ação social, Greca destacou o Programa Erga-se, para qualificação de pessoas em situação de rua, cuja primeira turma deverá contar com 20 participantes

Além das ações de segurança alimentar, que já garantiram 1 milhão de refeições servidas nas três mesas solidárias do município, principalmente ao público mais vulnerável, e a Fazenda Urbana, cuja segunda unidade será lançada este ano.

“Somos referência para todo o Brasil com a Fazenda Urbana do Cajuru, 47 Armazéns de Família atendendo Curitiba e Região Metropolitana, cinco restaurantes populares que servem diariamente 4.200 refeições a R$ 3 e as 115 hortas comunitárias”, afirmou  o prefeito.

Segurança

Na área de segurança, Curitiba desenvolve a Muralha Digital, que conta com cerca de 1.400 câmeras de monitoramento 24 horas espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

Além disso, a Guarda Municipal começou a receber as primeiras câmeras corporais para serem utilizadas nos uniformes da corporação.

Até o fim deste ano, 515 equipamentos de alta tecnologia estarão à disposição dos guardas, além de outras 160 câmeras instaladas nas viaturas.

Participantes

Além dos vereadores, a sessão teve participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel, dos secretários municipais Luiz Fernando Jamur (Governo e Ippuc), Cristiano Hotz (Finanças e Planejamento), Daniel Conde Falcão (Corregodoria-geral) e Vanessa Volpi Palacios (Procuradoria-geral) e do assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Coimbra de Moura, e a coordenadora do programa Cidadania Plena, do TRE-PR, Luciani Tesseroli, participaram da sessão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo