Cultura

Prefeito Rafael Greca lamenta a morte do artista paranaense Manoel Kobachuk

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone lamentaram a morte do artista paranaense Manoel Kobachuk, um dos maiores mestres bonequeiros do Brasil.

“O mestre bonequeiro Manoel Kobachuk deixou os sonhos deste mundo para viver na Eternidade. Possam os Anjos recebê-lo em luminosa Glória. Margarita e eu lamentamos a perda para a Cultura de Curitiba,  disse Greca.
Manoel faleceu neste sábado (29/7), aos 79 anos, em Curitiba, e sua partida deixa um vazio irreparável na comunidade artística e cultural de nossa cidade.

Dr. Botica

Nascido em União da Vitória, Manoel Kobachuk veio para Curitiba na adolescência. Estudou teatro e no início da década de 1960, começou sua jornada na arte dos bonecos.
Em 1984, fundou o grupo Bonecandeiros, que depois passou a se chamar Cia. Manoel Kobachuk. Por quase uma década, entre 2001 e 2009, o mestre bonequeiro foi responsável pelo Teatro Dr. Botica, no Shopping Estação. Ele também presidiu a Associação Chico Lua de Teatro de Bonecos.

Ao longo de sua trajetória, Kobachuk dirigiu inúmeros espetáculos entre os quais Surpresa, Respeitável Público, Menino, Vou te Contá, Pai do Mato, Tainahakã, Música Brasil, João e Maria e muitos outros. Recebeu vários títulos e premiações como o 1º Festival de Marionetes da Guanabara, em 1966, VI Festival de Teatro Infantil de Guanabara, em 1973; Prêmio MEC 1975 e 1983; Troféu Gralha Azul em 1988, com Magia Musical e pelo espetáculo Surpresa, em 1997.

Enriquecimento cultural

Sua contribuição para o enriquecimento da cultura local e para a preservação do teatro de bonecos é inestimável, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro. Através de suas obras, Manoel não apenas entreteve, mas também inspirou e educou, deixando um legado artístico que perdurará por muitas gerações.

“Perdemos um mestre, que com seus espetáculos entreteve, fascinou e despertou a sensibilidade em crianças e adultos.  Manoel Kobachuk foi responsável pela formação de muitos produtores e realizadores nessa arte, bem como por colocar nossa cidade entre os principais polos de criação e difusão do teatro de bonecos”, conta Ana Castro.
Neste momento de luto, a Fundação Cultural de Curitiba se solidariza com a família, amigos e admiradores.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

13 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

13 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

13 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

13 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

13 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

13 horas ago