Um grupo de moradores do bairro Uberaba, na Regional Cajuru, acompanhou a vistoria técnica do prefeito Rafael Greca feita na obra de macrodrenagem na Rua Aviador Armin Buhrer.
Uma nova galeria de águas pluviais está sendo implantada para ampliar o sistema de drenagem do local e mitigar os efeitos das chuvas muito volumosas que são cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas.
Com 480 metros de extensão, a galeria tubular de concreto está sendo implantada entre as ruas Velcy Bolívar Grandó e Olindo Caetani, adjacente ao canal acumulador que desemboca no Parque Náutico, numa área suscetível a enchentes.
A estrutura, explicou o prefeito Rafael Greca aos moradores que foram ao seu encontro durante a vistoria, vai complementar a tubulação atual que é muito antiga e já não é suficiente para atender a vazão escoada durante as chuvas mais intensas. O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
“Com as chuvas cada vez mais fortes as ruas que não têm boas galerias tendem a alagar. Estamos fazendo uma requalificação de macrodrenagem de todas as galerias da via, são quase 500 metros de buraco para refazer a macrodrenagem na Rua Aviador Armin Buhrer, que foi feita com uma galeria subdimensionada, isso numa época em que eu não era o prefeito”, disse Greca.
A obra para prevenir alagamentos na região integra as ações do programa Curitiba Contra Cheias, que reúne recursos, intervenções e serviços em todos os bairros para fazer com que Curitiba seja cada vez mais resiliente aos efeitos das condições climáticas.
Iniciada na segunda quinzena de dezembro, sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, a obra tem previsão de ser concluída em abril. O investimento é de R$ 825 mil.
De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, após a conclusão da obra de macrodrenagem a via será contemplada com a manutenção do pavimento, a partir de ação do programa Asfalto Novo, de recuperação da malha viária da cidade.
“Será uma requalificação por completo, contemplando essa importante via de ligação entre bairros e de acesso à região metropolitana (São José dos Pinhais) com nova macrodrenagem e assalto de qualidade, oferecendo maior qualidade de via às pessoas e valorização da região”, disse Rodrigues.
Além de novo asfalto para a Rua Aviador Armin Buhrer, o secretário anunciou a implantação de asfalto em um trecho de saibro na Rua Olindo Caetani, em frente à Praça Homero Morinobu Guido, já revitalizada pela Prefeitura na gestão do prefeito Rafael Greca.
Importante via de acesso entre Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, ligação entre os bairros da regional Cajuru e os bairros Boqueirão e Hauer, a rua serve como rota das linhas Itiberê e Centenário/Hauer, do transporte coletivo.
Os trabalhos iniciaram a partir da Rua Olindo Caetani, lateral à linha férrea e, quadra a quadra, estão se estendendo até chegar a Rua Velcy Bolívar Grandó.
Os serviços de escavação foram concluídos, numa profundidade aproximada de 2 metros, e a implantação dos tubos de concreto que variam de 0,60 cm a 1,5 metro já foram executados. Os serviços se concentram atualmente na concretagem dos seis novos poços de visita e no início das travessias elevadas.
A agente de saúde Keldi Rocha, da equipe da Unidade de Saúde Alvorada, avalia o investimento feito pelo município na obra, uma importante estratégia de prevenção de saúde.
“Melhorando o sistema de drenagem o reflexo aparece na saúde das pessoas, com o fim de valetas, poças e locais para proliferação e insetos nocivos. Antes, nas visitas eu ouvia a reclamação das pessoas, hoje o assunto é a satisfação com a obra”, contou ela.
Além da Keldi, outras agentes de saúde que estavam na região, realizando ação preventiva e de orientação sobre o combate à dengue, foram ao encontro do prefeito para destacar a importância da obra.
Paralelamente à obra, a prevenção de alagamentos na região depende da conscientização e da mudança de comportamento das pessoas, especialmente para destinação adequada do lixo. No final da Rua Olindo Caetani, na confluência com a Rua Aviador Armin Buhrer, fica um canal extravasor, que para não transbordar, precisa estar sempre desobstruído.
“É fundamental manter o canal limpo e desobstruído para que ele cumpra a sua função de amortizar os volumes que chegam até o Rio Iguaçu, preservando o Uberaba e outras regiões da cidade dos efeitos das chuvas que provocam alagamentos”, explica Rodrigo Meireles, engenheiro fiscal da Smop.
Além de campanhas educativas frequentes, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mantém um Ecoponto no local, na lateral da Praça Homero Morinobu Guido. A praça foi revitalizada em 2021 para receber o novo equipamento, transformando o que era um ponto de descarte indevido de lixo e entulho em um lugar de recebimento do material inservível. O local também recebeu nova iluminação.
Acompanharam o prefeito na fiscalização dos trabalhos os vereadores João Rodrigues (5 Irmãos) e Serginho do Posto; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro; o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso; engenheiros fiscais da Smop; as autoridades sanitárias Rafaela Oliveira (US Lotiguaçu) e Rosangela Pontes (US Alvorada); além de agentes de saúde.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…