As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente.
As premissas fazem parte das exigências do primeiro edital de obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, lançado nesta quinta-feira (3/3) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag).
Trata-se da chamada Prisma Solar, o protótipo das outras 12 estações do Inter 2, que será instalada na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral.
Entre os requisitos previstos no edital internacional, estão soluções inteligentes de transporte, energia e outras tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.
“Temos uma previsão de aumento de 30% no número de passageiros para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira.
A estação protótipo faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que será executado nos próximos cinco anos, com financiamentos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e New Development Bank (NDB).
Serão investidos US$ 181,7 milhões pelos bancos internacionais – U$ 106,7 pelo BID e U$ 75 milhões pelo NDB – e US$ 45,4 milhões em contrapartida do município.
Para garantir que todas as soluções inteligentes e sustentáveis sejam desenvolvidas e aplicadas no protótipo, o edital foi elaborado em um formato inédito, com um custo estimado em R$ 4,6 milhões.
Dessa vez, além da apresentação das tecnologias, o vencedor do certame vai fazer a obra e acompanhar a operação do equipamento, para ajustar a aplicação das facilidades previstas para a experiência do usuário, eficiência energética e infraestrutura.
Esse período de assistência será essencial para modelagem do produto, até que esteja apto a ser replicado nas demais estações do Inter 2. Essa fase do programa é totalmente financiada pelo BID.
Uma das principais exigências do edital é a matriz energética do equipamento.
A energia solar da estação será captada por meio de painéis fotovoltaicos, garantindo eficiência para manter toda a operação, da climatização interna ao sistema de monitoramento e de comunicação do usuário.
Operação
Experiência do usuário
Infraestrutura
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