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Prefeitura de Curitiba apresenta ônibus elétrico da montadora Eletra

A Prefeitura de Curitiba começa na próxima segunda-feira (22/5) os testes com um ônibus 100% elétrico da montadora brasileira Eletra.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/5) pelo prefeito Rafael Greca durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel.

“Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado, dentro da nossa meta de avançar no projeto de eletromobilidade para Curitiba e a cidade merece o melhor. O ônibus elétrico não é poluente, pode ser mais rápido e traz mais conforto para a população. Curitiba está entrando na era da eletromobilidade”, disse Greca.

O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Mais Neto, do presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e da presidente da Eletra, Milena Romano.

ÔNIBUS ELÉTRICO

ÔNIBUS ELÉTRICO

 

A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados – que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano. Os ônibus elétricos comprados vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.

“A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano”, disse o presidente da Urbs.

Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. “O custo de aquisição é maior, mais se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel”, afirmou Maia Neto.

ÔNIBUS ELÉTRICOA Eletra é a segunda montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital. A Prefeitura está testando também, desde fim de abril, o ônibus articulado da chinesa BYD, só que sem passageiros. O modelo chinês, que foi testado na linha Interbairros II, passa, na semana que vem, a ser avaliado na linha Centenário/Campo Comprido. Até outubro, além da BYD e da Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes em Curitiba.

ÔNIBUS ELÉTRICO
Presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs),

“Curitiba sempre foi referência em mobilidade urbana e estamos muito honrados em demonstrar nosso ônibus”, afirmou Milena Romano, presidente da Eletra. A Eletra está trazendo inicialmente um veículo tipo padron, com 12,1 metros, e na sequência vai apresentar um ônibus maior, articulado, para trafegar em corredores.

ÔNIBUS ELÉTRICOMilena destaca a durabilidade do motor elétrico, com garantia de 20 anos.

“A eletromobilidade, essa inovação que vem ganhando o mundo, tem tudo a ver com a capital do Paraná, que sempre teve espírito inovador, a começar pelos BRTs que se popularizaram a partir da experiência daqui. Nosso carro está preparado para ser testado nas características urbanas de Curitiba, algo que foi discutido entre nós, a URBS e empresários do setor”, disse Milena.

“Este é um diferencial da Eletra, o carro é projetado para as condições urbanas de cada cidade, brasileira ou latinoamericana. Temos um
leque de cinco tipos de carros, Este modelo está em operação em Vitória, Espírito Santo, em Salvador e São Paulo, com testes no ABC paulista.

Capacidade

ÔNIBUS ELÉTRICOO modelo Eletra XY043, do tipo padron, tem capacidade para até 70 passageiros. A carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor.

Além do veículo que entra em teste na segunda-feira, a Eletra deve trazer mais dois veículos, um articulado e mais um padron, de 15 metros, para rodar no sistema curitibano. Os testes devem durar 60 dias (20 dias para cada veículo).

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Motoristas

Onze motoristas, sendo sete mulheres, foram treinados para dirigir o ônibus. “É mais um aprendizado. O veículo elétrico é mais confortável tanto para o passageiro como o motorista, é silencioso, traz comodidades como ar-condicionado e tomadas para carregar celular. É muito bacana dirigir um veículo do futuro”, diz Salete do Rocio, de 48 anos, motorista que dirigiu o veículo na apresentação. O elétrico vai circular entre os horários da tabela da linha Interbairros II (anti-horário).

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.

Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida do morador de Curitiba, com um transporte coletivo eficiente, sem emissões, que percorra os trajetos em menos tempo e com uma tarifa justa.

A montadora

A Eletra, de capital 100% nacional, tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano. Segundo a empresa, é possível aumentar em 50% essa capacidade para atender a demanda do mercado. “Nos preparamos para uma produção de sete veículos dia, que pode ser duplicada rapidamente”, disse Milena, que ressalta que os veículos elétricos da marca contam com mais de 90% de peças nacionais e estão adaptados às condições de tráfego do mercado brasileiro.

Presenças

Também participaram da apresentação o diretor de operações da Urbs, Aldemar Venâncio Martins Neto, e os gestores Celso Lucio (Especificação e Gestão de Frota), Sergio Oliveira (Operação), Alex Debortoli (Operação) e Claudinei Moro (Fiscalização); os assessores do Ippuc Ana Jayme (Investimentos) e Clever Almeida (Mobilidade e Transporte); o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Oscalino do Povo, Rodrigo Reis e Pier Petruzziello; o diretor operacional da empresa Redentor, Angelo Gulin Neto, a diretora de Recursos Humanos, Sueli Gulin Calabrese, e o diretor administrativo, Acir Gulin; o presidente do Setransp, Maurício Gulin, o diretor da empresa Gloria, Marco Gulin; e o representante da empresa Caio, José Gildo Vendramini.

Os testes serão na linha Interbairros II – que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto -, e devem durar de 20 a 30 dias.

“É um orgulho para nós testar este ônibus, cem por cento nacional, é o único entre os que estão em testes no país.O principal motivo dos testes é verificarmos a durabilidade, confiabilidade e a autonomia dos veículos, transportando passageiros. É importante avaliar como vai se portar nas ruas de Curitiba, principalmente com passageiros”, destaca o empresário Ângelo Gulin, da empresa Auto Viação Redentor, operadora do veículo.
O novo ônibus em teste na cidade de Curitiba é um e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium,, chassi Mercedes- Benz motor elétrico Weg.
O representante comercial da Caio disse na apresentação que o novo ônibus é “moderno, dentro das normas brasileiras, toda a segurança de ancoragem de poltronas em caso de acidente, cinto de segurança do cadeirante, botão de chamada dos passageiros, isolação térmica total da carroceria, carro com suspensão a ar; se entrar dentro do carro, você não escuta nada. É uma tecnologia cem por cento nacional.

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