O retorno das ações presenciais do Fala Curitiba, instrumento de participação popular e cidadania na definição das prioridades do orçamento da gestão municipal, foi apenas um dos marcos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) em 2022.
O desenvolvimento sustentável e a inovação – que já fazem parte do DNA da capital ecológica – tiveram destaque com um novo site para o acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas; e o lançamento do espaço de disseminação de informações sobre energia solar na cidade, o Curitiba Solar.
Para o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, Curitiba mantém a sua tradição no planejamento estratégico e assim se consolida como inspiração para o Brasil e o mundo.
“O desenvolvimento sustentável, bem como o crescimento e a evolução da cidade, devem ser assumidos como uma busca de toda sociedade”, acredita.
O Instituto avançou também na oferta de estágios para universitários e estudantes de pós-graduação; ampliou cursos da sua pós-graduação, visando a melhoria contínua dos serviços da gestão, além de outros cursos em parceria com secretarias e órgãos do município.
Depois de um 2021 com recorde de participação popular, ainda que em uma das fases mais difíceis da pandemia da covid-19, neste ano o programa Fala Curitiba inaugurou a modalidade itinerante para dar voz aos curitibanos, o Fala Curitiba Móvel, que teve 240 ações pelos bairros da cidade e mais de 10 mil participações .
A mobilização ficou por conta das equipes do Imap e das Administrações Regionais, que circularam pelos bairros de Curitiba em pontos estratégicos, como praças, terminais de ônibus, feiras, ruas de comércio, mercados, além de outros equipamentos públicos municipais.
Para o comerciante Thiago Dércio de Oliveira, de 30 anos, que trabalha próximo à praça Tito Schier, no Portão, e compareceu a um ponto do Fala Curitiba Móvel, a votação é importante para resolver os maiores problemas no dia a dia do cidadão.
“O diálogo direto com a Prefeitura, como estamos fazendo com o Fala Curitiba, é a forma mais eficiente de conquistar nossas demandas”, explica Oliveira, que considera a segurança um dos aspectos mais importantes da vida nas cidades.
Quem também aproveitou para ajudar a escolher melhorias para a capital foi a aposentada Maria Alice Dias de Souza, de 69 anos, moradora do bairro Água Verde.
“É uma forma de incentivar os cidadãos a se posicionarem sobre o que desejam ver melhorar, então é ótimo porque estão nos ouvindo diretamente”, acredita.
Os pedidos são avaliados de acordo com a responsabilidade do Município para atendê-los, aspectos relativos à legalidade, à disponibilidade financeira e a escolha das prioridades definidas pela equipe técnica do Imap em parceria com cada secretaria ou órgão responsável pela política pública.
As ações de Curitiba para melhorar a qualidade de vida de sua população já estão alinhadas aos ODS da ONU, envolvendo todas as secretarias municipais e demais órgãos da Prefeitura. Como uma das cidades mais criativas, sustentáveis e inteligentes do Brasil e do mundo, a capital do Paraná desenvolve programas e planejamentos para melhorar o cotidiano dos cidadãos.
As informações sobre os planos e programas de governo que contemplam os objetivos podem ser conferidos em um site exclusivo, criado e lançado pelo Imap em 2022.
Os destaques ficam por conta da sustentabilidade – área que a cidade domina e pela qual até recebe, com frequência, o título de capital ecológica. Com as medidas contra as mudanças climáticas, os cuidados com a vida terrestre e com os rios, a cidade fica em terceiro lugar entre as grandes cidades brasileiras pelo ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).
O assunto também foi tema de um curso EaD, pela plataforma do Imap – “Agenda 2030 e os ODS na Administração Pública”, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba para os servidores municipais. E de atividades com estudantes de escolas públicas e particulares da cidade.
Curitiba ganhou um espaço para estudo e disseminação de informações sobre energias renováveis. O Curitiba Solar, no complexo Imap, junto ao Salão de Atos do Parque Barigui, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O local permite conhecer o funcionamento da mini usina de geração de energia solar, que fica no telhado do complexo. A energia fotovoltaica funciona no local desde 2020, quando 98 painéis foram instalados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O sistema chamou a atenção de pesquisadores da UFPR, que buscaram junto ao Imap a possibilidade de implementação de um Projeto Piloto de Microrrede, viabilizado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) com recursos da Copel.
Em 2020, o Imap assinou o termo de cooperação técnica com a Funpar para ampliação da usina solar do Parque Barigui e implementação do espaço Curitiba Solar e novos painéis foram instalados. A instalação do projeto proporcionou uma economia de 67,64% no valor da conta de luz do Complexo Imap Barigui. O projeto é 100% financiado pela Copel.
Agora, o local conta com 105 painéis e um sistema de armazenamento de energia feito com baterias de litium (mesma tecnologia utilizada em muitos celulares) de 9 quilowatts cada. A microrrede armazena e opera a energia acumulada, de forma controlada e coordenada com a rede de distribuição de energia.
É com essa energia acumulada que funciona também o carport solar, um portal para carros que possui equipamento para a recarga de veículos elétricos.
No espaço Curitiba Solar, é possível, ainda, ter informações sobre alguns sistemas de geração de energia renovável na cidade – o do próprio complexo, o da CGH Nicolau Klüppel e o do telhado do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. A cidade vem implantando esses sistemas desde 2019 e eles fazem parte do Curitiba Mais Energia.
– Curso de capacitação avançado e prático sobre a Nova Lei de Licitações (NLLC)
– Estratégia inédita com o Fala Curitiba Móvel tem 240 ações pelos bairros da cidade e mais de 10 mil participações
– Fala Curitiba voltou a ter reuniões presenciais nos bairros. Foram 52 locais, mais de 4 mil participantes e de 500 grupos formados
– Implantação de 26 Programas de Estágio: 17 de pós e 9 de graduação
– Novas salas e novos cursos de pós-graduação ofertados aos servidores e comunidade. Quase 100 novos alunos
– Início da implantação da biblioteca e sala de estudos
– Implantação do Projeto de Saúde Mental e Bem-estar
– 88 cursos/ações presenciais de promoção ao desenvolvimento profissional
– Mais de 400 produções do Estúdio Imap. Com 288 horas de gravação, quase 600 de edição e 91 profissionais envolvidos
– Parceria com o Sebrae/PR para gravação e transmissão
– Recredenciamento da Escola de Administração Pública do Imap junto à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com nota geral de 4,6
– Prêmio Gestor Público – Paraná pelo projeto Pós-Graduação em Administração Pública
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…