Foto: PMP
A Prefeitura de Pinhais, por meio das equipes do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, reforça a importância de contar com a cooperação da população em relação ao combate à dengue. Nessas primeiras semanas de 2025, foram encontrados 87 focos. No ano passado, no mesmo período, foram 23.
“Estamos intensificando as atividades com os agentes, principalmente ampliando as áreas de bloqueios de transmissão, com o principal objetivo de eliminar possíveis focos do vetor. Os registros de presença de focos de Aedes aegypti por tipo de imóvel apontaram que a maior parte de criadouros do mosquito da dengue se encontra principalmente nas residências, pontos estratégicos, terrenos baldios e comércios”, destaca Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde.
Cabe ressaltar que, com o aumento das temperaturas e chuvas frequentes, a proliferação do mosquito acaba sendo maior. “A fêmea do Aedes põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Por isso é fundamental eliminar possíveis criadouros”, afirma.
Para evitar a reprodução do mosquito, confira algumas orientações:
“Também é importante que a população permita sempre o acesso do Agente de Combate à Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial”, reforça Priscila.
Serviço
Em caso de dúvidas ou denúncias sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, envie mensagem via WhatsApp para (41) 98500-3326. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…