fbpx
Turismo

Prefeitura de Pinhais lança Linha Turismo e inaugura lunetas no Parque das Águas

Iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visam turbinar o turismo no município

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), lançou nesta quinta-feira (4) dois projetos: a Linha Turismo e as lunetas no mirante do Parque das Águas. As iniciativas têm o intuito de estimular o turismo local e atrair visitantes de outras regiões.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, acredita que a nova linha vai impulsionar o turismo em Pinhais: “O ônibus vai nos permitir sair daqui de Pinhais e convidar os outros municípios a virem conhecer a nossa cidade. O veículo já era uma demanda e nós vamos ter essa parceria agora com a Secretaria de Educação, em especial, e também com as demais e com outros municípios. O nosso foco é trazer as pessoas para conhecer essa cidade, que é uma cidade crescente”.

A Linha Turismo vai proporcionar experiências e visitações pelos empreendimentos de Pinhais, equipamentos históricos, infraestrutura, excelentes vistas e belezas naturais. Falando em vistas, a partir de agora quatro lunetas vão “aproximar” os frequentadores do Parque das Águas da Serra do Mar, que está localizada ao longo do litoral centro-sul do território brasileiro. Ela estende-se por parte dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre outros, a Linha Turismo agora lançada tem como projetos futuros: City Tour por Pinhais, Turismo nas Escolas, intensificação da Rota da Cerveja Artesanal e Rota Interparques.

Sobre a instalação das quatro lunetas, que contam com rampas de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, a prefeita Rosa Maria considera “que esse projeto é grandioso, porque está representando que nós estamos cuidando da cidade. Queremos que a nossa população continue a amar a nossa cidade porque eles vão ter os olhos de Pinhais com informação e com a vista privilegiada. Isso chama-se cuidado. Estamos aqui trabalhando por uma cidade que hoje ela já é referência. Pela terceira vez consecutiva somos a cidade mais sustentável do Paraná e pela segunda vez cultivamos o Prêmio Nacional Sustentabilidade. E isso não é pouca coisa. Esse ambiente aqui (mirante do Parque das Águas) é extremamente significativo quando nós falamos do cuidado”, afirma Rosa.

A instalação das lunetas completa uma série de ações em prol do turismo da cidade. Ao poder visualizar as montanhas e entender a localização de cada ponto, o visitante terá noção de como Pinhais está localizada geograficamente e de como existem riquezas naturais próximas. É mais um equipamento gratuito que desperta a curiosidade e que vai agregar à experiência da visitação ao Parque das Águas de Pinhais, o principal cartão postal do município.

As lunetas instaladas no Parque permitem um ângulo de visão de 360 graus e amplia a visão em até 40 vezes do que é possível visualizar a olho nú. Vale ressaltar também a parceria com o Departamento de Turismo de Piraquara, por intermédio do servidor Bruno Kaefer, que auxiliou na identificação das montanhas.

Presenças

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, os secretários de Governo e interino de Segurança e Trânsito, Márcio Mainardes; e de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Pedroza; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; o diretor-presidente do Pinhais Previdência, Márcio Reszko; o superintendente da Guarda-Municipal, Carlos Eduardo Abrantes; o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Vieira;  o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; e os vereadores Binga, Jane Carteira e o Pioco; o representante da Rota da Cerveja Artesanal, Hudson Silva; representando a equipe do Departamento de Turismo de Piraquara, Bruno Kaefer; representando a Câmara da Mulher da Acipi, Andrea Menezes e a presidente do Rotary Club de Pinhais, Sinara Moraes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo