foto Pedro Ribas SMCS
Em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na tarde desta quarta-feira (29/6), o prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior firmaram convênios e alinharam projetos de habitação de interesse social, estruturação viária e integração e modernização do transporte metropolitano.
“Esta reunião conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia fortalece os rumos do desenvolvimento da capital paranaense e dos municípios metropolitanos”, disse Greca.
O governador ressaltou a parceria com Curitiba pelo desenvolvimento integrado da cidade e da região.
“É uma alegria poder construir em conjunto com o time da Prefeitura da capital e do Governo do Estado. Temos boas propostas de parcerias com Curitiba, a nossa cidade mãe, para o avanço e o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana e do nosso Paraná”, frisou Ratinho Junior.
No evento, foi assinado o protocolo de intenções que orienta a implantação, na Região Metropolitana de Curitiba, de um modelo inédito de gestão para o transporte integrado na RMC, como parte do marco nacional de mobilidade.
A parceria, que leva a assinatura do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira; da secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino; do governador Ratinho Junior; e do prefeito Rafael Greca encaminha um novo marco nacional de mobilidade para disciplinar aspectos estruturadores do transporte público coletivo e foca a superação da crise pela qual passa o setor.
Dentro do acordo, está prevista a elaboração de um modelo de gestão integrada e interfederativa do sistema de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – inclusive com a possibilidade de criação de uma agência comum para gerir e regulamentar os serviços.
Além disso, será feito um planejamento integrado dos serviços e infraestruturas de mobilidade da área, com foco na integração de modais, da operação e de tarifas, além da estruturação da outorga à iniciativa privada dos serviços de transporte público coletivo.
No evento, o governo federal foi representado pelo diretor Substituto do Departamento de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Fernando Araldi e pelo Subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional do Ministério da Economia (ME), Fabio Ono.
“O governo federal tem todo o interesse de trazer a inovação para esse arranjo metropolitano que envolve o transporte público e o desenvolvimento urbano de Curitiba e Região Metropolitana. É importante isso para o Ministério. Estamos muito felizes em assinar este protocolo de intenções”, disse Araldi.
Para Fabio Ono a celebração do acordo intereferativo, por meio do protocolo de intenções assinado com a Prefeitura de Curitiba e o governo do Paraná representa um momento único para o País com vistas à formatação de um modelo metropolitano de mobilidade. “É uma colaboração para pensarmos juntos em um modelo que possa servir de exemplo ao País. Curitiba é reconhecida internacionalmente como exemplo de mobilidade urbana. É momento de darmos um passo além e pensar em uma gestão integrada”, observou.
Outro protocolo assinado pela Prefeitura e o governo do Paraná, por intermédio da Cohab Curitiba e a Cohapar, irá possibilitar que inscritos na fila, com renda até três salários-mínimos, tenham direito a um subsídio de R$ 15 mil para complementar a entrada na aquisição de moradias do programa habitacional do município. O benefício, como parte do programa Casa Fácil Paraná, vale para imóveis financiados pela Caixa Econômica por meio do Programa Casa Verde Amarela (PCVA), do governo federal.
No campo da infraestrutura viária, o prefeito Rafael Greca apresentou ao governador uma nova proposta para o Viaduto do Orleans sobre a BR-277, alinhada às exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definidas para a nova concessão daquele trecho rodoviário de responsabilidade federal.
A alternativa, desenvolvida pela coordenação do Sistema Viário do Ippuc, é a da implantação de um binário sobre a rodovia com a manutenção do viaduto existente e a construção, pelo governo do Estado, de outro viaduto em paralelo.
Caberá à Prefeitura desenvolver o projeto viário nas ligações de ambos os lados da rodovia.
O arquiteto e projetista que trabalhou na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, Jair Valera, esteve…
No litoral paranaense, a Educação recebeu um impulso significativo com o projeto Avança Litoral, uma…
O Campeonato Paranaense Feminino de Futsal teve uma pausa de 45 dias em função do…
São Paulo, 04 de julho de 2024 - A LGBT+ Turismo Expo anuncia recorde de agentes…
Julho, 2024 – O Brasil será palco para o lançamento do iate de luxo do estaleiro…
Uma edição histórica para marcar 55 anos de uma pulsante trajetória no cenário cultural do…