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Prefeitura recebe propostas para nova estação do Inter 2

Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba dá mais um passo em sua execução, com a abertura dos envelopes para as obras da nova estação da Linha Direta Inter 2. Dois consórcios apresentaram na terça-feira (25/4) propostas para a elaboração do projeto e implantação do protótipo, que será construído na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, no Cabral.

Para concorrer ao edital, as empresas ou consórcios deveriam apresentar propostas de desenho e execução, na modelagem de licitação internacional de Solicitação de Oferta (SO), conforme exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do equipamento.

Além de desenvolver o projeto executivo da estação, a partir do estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), o consórcio vencedor ainda vai executar a obra civil e acompanhar a operação por quatro meses, validando as soluções construtivas e operacionais implementadas.

A partir da validação do protótipo, o vencedor ainda entrega os projetos executivos das outras 11 estações do Inter 2.

O Consórcio Nova Estação Inter 2, formado pela JPM Arquitetura Ltda, Parallela Engenharia Construtiva, Obetacem Construções e Empreendimentos OMP do Brasil, apresentou proposta no valor de R$ 11,1 milhões para o conjunto da entrega.

Já a empresa Dang Construções de Obras trouxe o valor de R$ 10,4 milhões para a concorrência.

A Comissão de Licitações agora vai analisar as documentações apresentadas, da viabilidade técnica às certidões de habilitação da concorrência, para seguir com o rito da licitação. O resultado deve ser divulgado em até 15 dias.

A nova estação do Inter 2 é a porta de entrada da implantação da eletromobilidade no sistema de transporte coletivo da capital. O modelo arquitetônico Prisma Solar da estação deve permitir o controle remoto da operação de transporte, bem como monitorar conforto térmico e autossuficiência energética.

“Os atributos sustentáveis construtivos essenciais no modelo serão elaborados em conjunto com a equipe técnica da Prefeitura e deverão ser validados durante o período de operação assistida”, explica Marcio Teixeira, coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), área responsável pela gestão dos contratos de financiamentos multilaterais do município.

Redação JBA Notícias

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