Nesta sexta-feira(16/8), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira(PP/AL), liberou para votação e enviou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a PEC 8/2021, do senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR), que põe fim às decisões monocráticas (individuais) dos ministros do STF.
A PEC de Oriovisto foi aprovada pelo plenário do Senado Federal em novembro de 2023 e, desde então, estava na gaveta da Câmara.
O despacho de Arthur Lira aconteceu no mesmo dia em que o plenário do STF confirmou a decisão do ministro Flávio Dino de exigir transparência na destinação das chamadas emendas do PIX.
Para o senador Oriovisto Guimarães, a briga entre os poderes é ruim para a democracia, mas pode trazer um saldo positivo para os cidadãos:
“Se essa briga entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional fizer com que o STF julgue todos os deputados e senadores que lá têm processos e fizer com que o Congresso Nacional aprove o fim do foro privilegiado, o fim das decisões monocráticas e analise os pedidos de impeachment contra alguns ministros da Corte, o grande vencedor será o povo brasileiro”.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…