Presidente da SBD-PR faz alerta para riscos em procedimentos estéticos feitos com profissionais não habilitados
É durante o inverno que muitos pacientes procuram as clínicas dermatológicas para a realização de procedimentos estéticos. E essa busca tem uma explicação: nesta época do ano, a exposição direta à radiação solar é menor e alguns tratamentos que exigem período de recuperação com restrições à exposição solar podem ser mais tolerados.
E devido à grande procura, é importante que os pacientes fiquem atentos na hora de buscar por um profissional para cuidar da pele, evitando, assim, riscos e complicações.
Annia Cordeiro, médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR), reforça que a segurança do paciente vem em primeiro lugar e ressalta a importância de saber escolher um profissional habilitado.
“Infelizmente temos visto com certa frequência a oferta de tratamentos e procedimentos dermatológicos invasivos e cosmiátricos feitos por profissionais não médicos. É fundamental que os procedimentos sejam realizados por médicos, em especial os dermatologistas, que conhecem sobre anatomia e fisiologia e pele, além de estarem preparados para agir em caso de urgência ou emergência”, completou Annia.
Atenção para lasers e injetáveis
Os procedimentos da cosmiatria (subespecialidade da dermatologia que estuda a beleza de forma ética e responsável) não são isentos de riscos e podem causar complicações, conforme explica a presidente da SBD-PR.
“A cosmiatria aposta, principalmente, em procedimentos menos invasivos como aplicação de injetáveis, laser e peeling. E nesses procedimentos também podem acontecer efeitos adversos, tais como alergias, intoxicações anestésicas, anafilaxia, manchas, infecções, cicatrizes permanentes e hematomas”.
Para evitar exposição a estes problemas, a SBD orienta a população que a indicação e a realização de procedimentos dermatológicos ou cosmiátricos invasivos sejam conduzidas apenas por médico, de preferência dermatologista ou cirurgião plástico com título de especialista reconhecido e registrado junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
Como escolher um médico dermatologista
O médico dermatologista é o médico especialista em pele, cabelos e unhas. Antes de realizar um tratamento estético, é importante certificar-se de que o profissional que irá cuidar da sua pele está habilitado para esse fim.
Para saber se o médico é, de fato, especialista, a orientação é acessar o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e procurar um especialista, ou até mesmo no site do CRM e verificar se ele tem o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE).
“O RQE assegura, junto ao Conselho Regional de Medicina do estado, a formação do médico em determinada especialidade médica, reduzindo assim as chances de efeitos adversos”, explicou Annia.
Por que o dermatologista deve ser certificado pela SBD?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é o órgão regulamentado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para promover a formação de novos residentes e especialistas, além de fomentar a ciência associada à ética.
“São quase 10 anos de estudos, entre a graduação e a residência, além de atualizações e participação em congressos ao longo de toda a trajetória profissional. Portanto, procurar um médico certificado vai evitar que você caia na mão de um falso especialista ou em um profissional que não tenha licença para exercer a profissão. Erros e negligência durante a realização de um procedimento podem colocar a vida do paciente em risco”, finalizou Annia.
Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná (SBD-PR) é uma associação médica sem fins lucrativos, que trabalha a favor da valorização profissional do médico dermatologista. A SBD-PR conta com forte estrutura de Educação Continuada (em EAD) e comunicação digital com os mais de 260 dermatologistas associados no estado.
Sobre Annia Cordeiro
Annia Cordeiro (CRM 15085-PR | RQE 9989) é médica dermatologista formada pela Universidade Federal do Paraná, com residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Presidente da SBD-PR Biênio 2023/2024.
Serviço:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná
Av. Sete de Setembro, 4698 – conj. 108 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3243-1941
Email: sbdpr@sbdpr.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/
Facebook: https://web.facebook.com/