fbpx
Geral

Presidente do CIEE chama jovens e diz “temos vagas de estágio sobrando!”

“Temos vagas sobrando e temos carência de estudantes”, afirmou Antoninho Caron, presidente do CIEE-PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná), nesta quarta-feira (7), durante a Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “Inverteu-se o ciclo com a pandemia, pois antes tínhamos sobra de estudantes e falta de vagas. Hoje, as empresas estão querendo crescer, estão recontratando e estão faltando estudantes”, confirmou Caron.

Foi o vereador Mauro Ignácio (União) quem convidou o CIEE-PR para participar da Tribuna Livre (076.00040.2022), em comemoração aos 55 anos da entidade. “Hoje, o Centro possui 39 cidades operacionais, distribuídas em todas as regiões do Paraná, atendendo cerca de 25 mil jovens aprendizes e mais de 1 milhão de estudantes com o programa de estágio. Também são ofertados cursos de capacitação e programas sociais, como o Jovem em Ação e Família em Ação”, destacou o parlamentar.Ignácio lembrou que, desde 2021, a Câmara de Curitiba e o CIEE-PR tem um acordo de cooperação e capacitação de jovens em condição de vulnerabilidade social na capital. “Temos 108 estagiários na CMC neste momento”, confirmou Antoninho Caron, que pediu à direção da Casa para ampliar o número de jovens nas atividades de apoio ao Legislativo. “A nossa felicidade é ver um ser humano valorizado, promovido e estimulado”, disse Caron, dirigindo-se ao grupo de estagiários que acompanharam a Tribuna Livre no plenário.

“O CIEE-PR foi criado em 1967, por um grupo de empresários e de professores de ensino médio e universitários, que estavam preocupados com a valorização do ser humano. Naquela época, a entidade se chamava Sociedade Paranaense de Estudos de Administração, em apoio aos estudantes. Ao longo da história, o quadro foi se alterando, mas a preocupação era gerar oportunidades aos que estavam inseguros diante do mercado de trabalho”, afirmou o presidente do Centro.

Antoninho Caron explicou que o CIEE-PR é uma entidade sem fins lucrativos, “onde as equipes de funcionários são remuneradas, mas os conselheiros, os diretores e a presidência fazem trabalho voluntário”. “Temos uma equipe de 300 funcionários permanentes, mais um grupo de instrutores intermitentes, que estão constantemente refletindo sobre novas alternativas em favor dos jovens de ensino médio, do ensino superior e dos jovens aprendizes”, destacou.

“Ao longo dos 55 anos, já tivemos mais de 1,6 milhão de atendimentos, logo se considerarmos as famílias, impactamos cerca de 8 milhões de pessoas no Paraná. Em 2022, temos 174 mil estagiários, 5.748 aprendizes, 22,3 mil pessoas em cursos livres, 3,1 mil no programa Família em Ação e 1,7 mil no Jovem em Ação. São números altamente expressivos, que incorporam valores, esperanças e perspectivas de futuro”, comemorou Antoninho Caron, para quem cabe à entidade “reconquistar estudantes para que venham ao CIEE-PR e observem as oportunidades”.

Durante a Tribuna Livre, Mauro Ignácio convidou o CIEE-PR a participar da organização das atividades da Semana da Gestão Pública, criada pela lei municipal 15.377/2019, de sua autoria, celebrada anualmente no início de outubro, com o objetivo de popularizar informações sobre o serviço do Executivo e do Legislativo. Tito Zeglin (PDT) lembrou que a CMC já entregou um voto de congratulações e aplausos ao Centro em razão dos 55 anos da entidade, em setembro, protocolado por ele e apoiado por 12 parlamentares (077.00363.2022).

No plenário, Professora Josete (PT), Nori Seto (PP), João da 5 Irmãos (União), Amália Tortato (Novo), Dalton Borba (PDT), Zezinho Sabará (União), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Rodrigo Marcial (Novo) e Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, dirigiram-se a Caron, com perguntas e parabenizações ao CIEE. A Câmara também abriu espaço para o ex-presidente do CIEE-PR, Domingos Murta, que destacou o papel social da instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo