Empreendedorismo

Presidente do Nu explica como funciona a estratégia de concessão de crédito da empresa

São Paulo, 17 de abril de 2024 – A estratégia de concessão de crédito do Nubank se caracteriza por agilidade tecnológica, análise de dados em larga escala, gestão de risco customizado, inovação e altos níveis de satisfação.

Essa combinação única permite à empresa oferecer taxas competitivas para os seus mais de 90 milhões de clientes e manter um forte desempenho em crédito, com índices de inadimplência melhores do que a média da indústria, mesmo em condições econômicas desafiadoras.

Esta foi a maneira como Youssef Lahrech, Presidente e COO, definiu a operação de crédito do Nubank em entrevista a Jörg Friedemann, Diretor Sênior de Relações com Investidores e de Inteligência de Mercado, no segundo episódio do Nu Videocast. Ao lado de Ravi Prakash, Vice-Presidente de Gestão de Risco, o executivo explicou que esses fatores, somados a uma filosofia de risco orientada por dados e inteligência artificial, possibilita tomada de decisões de crédito em tempo real e em nível individual.

“Quando pensamos em concessão de crédito, nosso objetivo é combinar o melhor da tecnologia e do setor bancário. A combinação destes componentes – tecnologia, governança, abordagem muito disciplinada e foco no cliente – é incomum, mas muito poderosa e nos dá uma vantagem competitiva única”, afirma Lahrech.

Tecnologia e dados na base da estratégia

A infraestrutura digital nativa e a tecnologia proprietária do Nu permitem uma rápida implementação e interação dos modelos de crédito, proporcionando uma vantagem significativa de velocidade e de economia de custo na comparação com bancos tradicionais e fintechs.

O Nu combina a agilidade inerente de uma empresa de tecnologia com uma estrutura robusta de governança e gestão de risco que engloba comitês de crédito, definição de apetite ao risco, com foco constante na maximização do Valor Presente Líquido (termo usado para definir a receita obtida com empréstimos) e na resiliência a mudanças no contexto macroeconômico.

“Conhecemos vários bancos que tentaram seguir nessa direção, mas depois tiveram que dar um passo atrás porque era muito difícil de executar ou simplesmente não alcançaram os resultados esperados. Mesmo as fintechs estão lutando. Elas não possuem o DNA bancário e têm uma abordagem muito centrada na tecnologia”, afirma Prakash.

O executivo também destaca a estratégia low and grow do Nu, em que os clientes iniciam sua jornada com limites de crédito que aumentam gradualmente com base em um comportamento de pagamento positivo. “Este é um caminho para ampliarmos nossas ofertas e alcançar segmentos que de outra forma não conseguiríamos, de forma lucrativa e sustentável”, acrescenta.

Ainda sobre segurança na concessão de crédito, Lahrech ressalta que o Nu realiza sólidos testes estruturais, especialmente em novos mercados, como o México, para coletar dados e refinar seus modelos antes de aumentar a escala.

Facilidade na renegociação

O Nu registra alto nível de satisfação entre os clientes que renegociam suas dívidas, marcado por um NPS na casa dos 70 a 80. De acordo com Prakash, isso se deve ao trabalho de empoderar o cliente e personalizar sua experiência, tornando-o apto a gerenciar sua situação financeira, inclusive nas renegociações: “Vemos que mais de 50% dos nossos clientes em renegociação estão em dia ou com atraso de menos de 15 dias. É bom para o cliente, é bom para o Nubank”, ressalta.

Open Finance como oportunidade

Lahrech destacou que o Nubank entende inovações como o Open Finance como oportunidades para oferecer produtos e serviços ainda melhores aos seus clientes.

“O Open Finance trará mais dados para projetarmos e oferecermos melhores produtos, melhores preços, mais comodidade aos clientes. Também os consumidores são empoderados com seus próprios dados, para compartilhar com diferentes participantes do setor e obter o melhor negócio para eles. Isso está incrivelmente alinhado com o nosso DNA; está transformando completamente a maneira como as pessoas lidam com seu dinheiro. É super inspirador e estamos muito orgulhosos de fazer parte disso”, finaliza Lahrech.

Sobre o projeto

Nu Videocast é um programa mensal em que os executivos do Nubank apresentam de forma aprofundada temas estratégicos e de interesse para a companhia, produzido com apoio da New York Stock Exchange – NYSE.

Redação JBA Notícias

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