Política

Presidente Lula visita obras e garante recursos para o IMPA Tech

O presidente Lula visitou nesta quinta-feira (10) as obras do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que será no Porto Maravalley – um hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Na solenidade, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, assinaram o protocolo de intenções  entre governo federal, prefeitura e o instituto.

“Quando veio a proposta do Eduardo Paes de fazer uma faculdade de matemática, eu não vacilei. Acho que esse país não pode continuar permitindo que seus gênios deixem o Brasil e vão trabalhar lá fora, enquanto podemos formá-los aqui dentro”, disse o presidente Lula.

A graduação vai atender até 100 alunos, no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões, e ao final de 4 anos, 400 estudantes, ao custo de R$ 55,9 milhões. Os recursos do governo federal serão transferidos pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A prefeitura vai oferecer moradia aos estudantes.

“Nosso desafio é acelerar a transferência de tecnologia para gerar produtos e serviços que atendem às demandas da sociedade e do país, desenvolvendo soluções inovadoras em temas estratégicos como combate à fome, biodiversidade, transição energética e transformação digital”, disse Luciana Santos.

A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação terá quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. O processo seletivo vai levar em consideração o desempenho dos estudantes de todo o Brasil em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

“Por meio do IMPA Tech, queremos oferecer a esses jovens uma formação de excelência em matemática para a tecnologia e inovação, que os capacite como agentes de desenvolvimento para o país. A visita do presidente da República às futuras instalações do IMPA Tech vem imprimir uma nova dinâmica a este projeto de importância estratégica em que vimos trabalhando com a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo federal”, disse Viana.

A assinatura do protocolo de intenção ocorreu no galpão onde vai funcionar o IMPA Tech – um espaço de 10 mil metros quadrados, cujas obras foram financiadas pelo governo municipal.

“As 400 mentes mais brilhantes desse país vão vir para cá, estudar e morar no Rio, e vão ajudar a partir daqui a construir um Brasil melhor. O IMPA Tech vai começar ano que vem formando as melhores mentes do Brasil”, afirmou  Paes.

Medalhistas da OBMEP emocionam presidente Lula

Quinze medalhistas da OBMEP acompanharam a visita do presidente ao espaço. Entre eles, Ricardo Oliveira da Silva, que coleciona cinco medalhas de ouro e duas de prata na olimpíada. Ele recebeu sua primeira dourada das mãos do presidente Lula, em 2009. Nascido em Várzea Alegre, no interior do Ceará, o medalhista sofre de amiotrofia espinhal e anda de cadeira de rodas. Por falta de condições, o rapaz frequentava a escola transportado pelo pai em um carrinho de mão. Ele iniciou o ensino regular aos 17 anos, matriculado na antiga 5ª série.

“No meu primeiro ano na escola já participei da OBMEP e consegui uma medalha. Não sabia se meu conhecimento na matemática era básico ou avançado, mas sempre tive aquele desejo de estudar e meu esforço se materializou através da OBMEP, foi lá que eu consegui expor o meu talento.”

Ricardo concluiu o Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFCE), na cidade de Cedro.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

18 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

18 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

18 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

18 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

18 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

18 horas ago