Primeira sessão da Câmara terá participação do prefeito Rafael Greca
Nesta segunda-feira (1º), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza a primeira sessão plenária da 18ª legislatura

Com a presença confirmada do prefeito Rafael Greca e do vice, Eduardo Pimentel, a atividade será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter) a partir das 9 horas.
A presença do prefeito é cortesia, sinal de boa relação, mas o discurso dele deverá abordar prioridades da gestão, como as medidas de combate ao coronavírus, obras públicas, R$ 2,5 bilhões de recursos no Inter 2, no Bairro Novo e na Caximba, Programa de Energias Limpas, projetos sociais e culturais de Curitiba.
Por decisão da nova Mesa Diretora, presidida por Tico Kuzma (Pros), as sessões seguirão acontecendo por videoconferência, para evitar o contágio pelo novo coronavírus na CMC.
Nas eleições, a população da capital renovou praticamente a metade do Legislativo.
Os novos parlamentares se juntarão aos vereadores mais experientes para debater o futuro da cidade pelos próximos quatro anos.
Na última semana de janeiro, os vereadores foram apresentados ao sistema de votação e de participação por videoconferência.
Diferente da legislatura anterior, quando o arquivamento compulsório de todas as proposições “travou” a CMC por mais de um mês, uma mudança recente no Regimento Interno solucionou o problema ao manter os projetos do Executivo e dos vereadores reeleitos em tramitação. A medida salvou do arquivamento 165 projetos de lei, dos quais 96 estão aptos à discussão em plenário. Por exemplo, na terça será votado projeto apresentado em 2019 por Osias Moraes (Republicanos), sobre a disponibilização de pulseiras para identificação dos idosos em Curitiba (confira a pauta).
Perto da população
Por tradição, não há votações nas sessões de retomada do trabalho em plenário, após recessos parlamentares.
É a ocasião para a Mesa Diretora se apresentar à sociedade, indicar como será o semestre no Legislativo e receber, por cortesia, o chefe do Executivo. Kuzma já adiantou que planeja recuperar o hábito das Tribunas Livres, quando a CMC recebe, em plenário, representantes da sociedade civil para debater temas importantes para a cidade.
Neste sentido, durante janeiro, Kuzma e a Mesa Diretora visitaram órgãos públicos e entidades civis pedindo confiança redobrada nas instituições democráticas (Comando do Exército, TRE-PR, TJ-PR,&nbs p;MP-PR, TCE-PR, Alep, Prefeit
As sessões serão retomadas com mudança na segurança e vigilância da CMC, após dois vereadores terem relatado ameaças à vida depois do resultado eleitoral.
foto: Carlos Costa-CMC