Eles estiveram atentos a todo o processo de movimentação do componente estrutural – do transporte do local onde foi construído, junto ao canteiro de obras, até o içamento e a instalação.
“É um momento de muita emoção. Sou grato a Deus por poder, com a ajuda da tecnologia, proporcionar à cidade uma obra rápida e que será importante para a vida das pessoas”, disse Greca. “É um momento histórico para a nossa cidade”, complementou Pimentel.
Por causa do tamanho da viga, tudo foi feito lentamente.
A viga mede 43,5 metros e pesa 110 toneladas, equivalente a 110 carros populares. Estão sendo instaladas quatro do mesmo porte de cada lado do viaduto, além de 12 menores (com 32 metros e 80 toneladas) também de cada lado.
O trabalho começou no sábado (24/02), quando foram içadas e lançadas quatro vigas em frente ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Morador do Tarumã desde criança, o representante comercial Arthur Rezende Alves Júnior passa sempre pelo canteiro de obras e resolveu ver o que era a movimentação de máquinas e homens em pleno domingo. “Parece que estão encaixando peças gigantes de Lego”, disse, admirado, referindo-se ao brinquedo que usa blocos coloridos de encaixe. “Vai acabar o congestionamento nos horários de pico, além de valorizar a nossa região”, completou.
O alargamento do viaduto é parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação 12 de ruas, parte delas para formar as alças de acesso ao viaduto, praças, paisagismo e iluminação. A previsão é de conclusão no segundo semestre deste ano.
As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase avançada de execução.
Na Alça Noroeste, as ruas Bandeirantes Dias Cortês, Affonso Penna e Nagib Daher já receberam serviços de drenagem, terraplenagem e asfaltamento.
Na Alça Sudeste, Engº Antônio Batista Ribas e Suécia têm a pavimentação em andamento, enquanto na Alça Sudoeste, Presidente Epitácio Pessoa, Epaminondas Franco e Maria Ficinska passam por serviços de drenagem e iluminação pública.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena e fiscaliza os trabalhos.
O projeto foi contratado pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc).
Por questão de segurança, a operação está exigindo a interdição total de um trecho da via, entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná.
O bloqueio total desta área, nos dois sentidos (Centro e Pinhais), deve se estender até quarta-feira (28/2).
A mudança no trânsito também afetará temporariamente as linhas do transporte coletivo.
A área afetada está sinalizada.
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