fbpx
Empreendedorismo

Lançamento Lumina 300 reforça portifólio de plantadeiras da Jacto no Show Rural Coopavel 2024

Com tecnologias de agricultura de precisão integradas, as plantadeiras Jacto apresentam alto rendimento, além de maior plantabilidade

JANEIRO, 2024 – Muito aguardada pelos produtores rurais desde o pré-lançamento, a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, disponibiliza ao mercado no Show Rural Coopavel 2024, a plantadeira tratorizada autotransportável Lumina 300 e anuncia novidades na Meridia 200, máquina já reconhecida pela excelência em plantabilidade.

Lumina 300, destinada para atender culturas de verão, como soja, milho e algodão, pode ser configurada com 16 ou 18 linhas, reservatório central de 5.100 litros e sistema de pulverização no sulco de plantio com 900 litros de capacidade e totalmente integrado, o que elimina adaptações e riscos de quebras do equipamento em comparação com as soluções montadas after market. A Lumina 300 também pode ser equipada com sulcadores tipos discos duplos desencontrados ou haste para fertilizantes.

“A Lumina 300 é a máquina que os produtores rurais estavam aguardando pelo reconhecimento da excelência em plantabilidade. O equipamento tem várias soluções diferenciadas que permitem fluxo de palha realmente eficiente, elevado rendimento operacional e economia de insumos. Sua característica mais marcante é estar pronta para transporte com 3,2 metros de largura sem nenhum setup, obedecendo aos requisitos para o transporte em estradas de auto rodagem, além de proporcionar mais agilidade dentro da propriedade e nas estradas, aumentando o tempo disponível para o plantio”, explica o gerente de negócios em plantio da Jacto, Mauro Menão.

A máquina se destaca ainda pela otimização do plantio, com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Dispõe de um sistema completo de monitoramento dos insumos, com taxas variáveis tanto para sementes quanto para fertilizantes, e corte linha a linha, o que permite a aplicação nas dosagens corretas em cada situação, aumentando a produtividade e reduzindo os custos para o produtor.

Profundidade mais uniforme de sementes é um diferencial nas plantadeiras Jacto
Profundidade mais uniforme de sementes é um diferencial nas plantadeiras Jacto

“Linha a linha”

Lumina 300 reforça o portifólio de plantadeiras da Jacto junto com a Meridia 200, já disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas e que passa a contar a partir de 2024 com tecnologias de agricultura de precisão, que podem proporcionar uma economia de até 15% em sementes e fertilizantes e diversos outros benefícios.

“Essas tecnologias de Agricultura de Precisão presentes na Lumina 300 e agora na Meridia 200 interessam muito aos agricultores, pois a maioria das máquinas depende de um sistema mecânico de dosagem. Quando utilizamos essas tecnologias, trabalhamos com motores elétricos que agem individualmente nas linhas, ou seja, o plantio se torna independente com possibilidade de desligamento linha a linha, além de compensação de curva e semeadura em taxa variável. Toda essa tecnologia é gerenciada pelo sistema GPS do trator. O equipamento orienta a plantadeira para quando ligar e desligar os motores”, ressalta Menão.

Outros grandes diferenciais competitivos das plantadeiras Jacto são profundidade mais uniforme das sementes, com o exclusivo sistema de pressão constante na linha de plantio, e a maior disponibilidade para o trabalho, com reservatórios de adubo e sementes que proporcionam mais autonomia e soluções de manutenção que facilitam a substituição de elementos da máquina apenas retirando alguns parafusos, o que reduz em até 50% o tempo de manutenção.

O Show Rural Coopavel é o evento que abre oficialmente o calendário nacional das grandes mostras de tecnologia para o campo. A 36ª edição acontecerá de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR), e a expectativa de público é superior a 300 mil pessoas. Serão 600 expositores com previsão de negócios superior a R$ 5 bilhões.

Sobre a Jacto

Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, possui uma história de mais de 75 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, em 1948, na cidade de Pompeia (SP). Atualmente, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, escritório comercial e Centro de Distribuição no México e Estados Unidos, a empresa comercializa seus produtos para mais de 100 países.

A Jacto oferece uma ampla linha de produtos de alta tecnologia, que vai desde ferramentas para poda e pulverizadores portáteis, a máquinas de grande porte para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar, além de equipamentos, sistemas e serviços para limpeza e sanitização.

A Empresa também oferece soluções e serviços para a agricultura de precisão e agricultura digital, propiciando uma produção cada vez mais sustentável. A companhia é ainda parceira da Fundação Shunji Nishimura, a qual engloba um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) com cursos inéditos voltados ao agronegócio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo