Empreendedorismo

Primeiro sistema de PIX sem aplicativo é lançado no Brasil

Desenvolvido a partir da expertise e em conjunto com a C&M Software, a HSCM é a primeira companhia homologada pelo BACEN a transacionar o PIX sem a necessidade de um aplicativo, utilizando apenas o internet banking. Recém lançada, a novidade já pode ser utilizada por usuários da instituição financeira que fornece crédito a empresas de pequeno porte.

Com foco nas pessoas jurídicas, a mineira optou, diante da necessidade operacional de seu negócio, por disponibilizar a forma de pagamento pelo internet banking, sendo pioneira no país a implementar este modelo, com suporte da C&M Software. Caso a HSCM deseje expandir seu plano de negócio e atender pessoas físicas, será necessário seguir as diretrizes do BACEN, com a construção de um aplicativo.

“Para obter a aprovação junto ao BACEN, foram necessárias várias horas de estudo das normativas e suporte da C&M Software, os custos para uma implantação padrão com aplicativo, além de incompatível com o modelo de negócios da HSCM, eram muito onerosos, uma vez que criaríamos um sistema somente para homologação e que não teria, em um primeiro momento, aplicação ou uso comercial”, explica Danielle Luna, CEO da HSCM.

O caminho encontrado foi através da resolução BCB nº1, Art. 7º, regulamentando que os participantes do PIX que ofereçam contas transacionais a pessoas jurídicas deverão disponibilizar a iniciação de um PIX, pelo menos, por meio de um principal canal digital. Com base neste trecho do regulamento, a demanda foi levada ao BACEN e aprovada.

“Ter conhecimento das circulares do BACEN é muito importante para o na implantação de cada projeto, e para se obter destaque. As oportunidades estão nos detalhes”, conta Camila Roma, a executiva da conta HSCM na C&M Software.

O sucesso do PIX no Brasil

Desde seu lançamento, em novembro de 2020, o PIX se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros, muito por conta da sua instantaneidade e praticidade. De acordo com a Febraban, do período em que foi lançado até setembro de 2022, mais de 26 bilhões de transações foram realizadas, com uma movimentação estimada de R$12,9 trilhões.

Até outubro do ano passado, cerca de 141 milhões de brasileiros tinham utilizado o sistema pelo menos uma vez. Além disso, segundo o Banco Central, mais de 523,2 milhões de chaves foram cadastradas desde a sua implementação.

Tendo ultrapassado meios tradicionais de pagamento como TED, boletos, inclusive as operações com cartão de crédito e débito, o PIX caminha a passos largos para se consolidar como principal meio de pagamento do país e tornando-se um potencial meio de pagamento internacional

“O PIX já é uma realidade do sistema financeiro brasileiro, tanto para as pessoas físicas, quanto para as jurídicas, e a tendência é que este movimento cresça ainda mais nos próximos anos. O Brasil se tornou um exemplo em ter um sistema de pagamentos instantâneo e bem consolidado para a sociedade”, finaliza Camila.

 

Sobre a C&M Software

A C&M Software tem fornecido tecnologia e serviços de inteligência de negócios para uma variada gama de indústrias desde 1992. Atua no desenvolvimento de softwares de alto desempenho e disponibilidade, fornecendo serviços de TI para instituições em praticamente todos os segmentos. Com o objetivo principal de automatizar processos manuais associados à segurança, fraudes, crédito e cobrança, gestão de fluxo de caixa e meios de pagamentos. Foi a primeira empresa a ser autorizada pelo Banco Central a ser uma provedora de serviços de tecnologia da informação no âmbito do SPB em 2002, e é a líder na prestação deste tipo de serviço desde então.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

15 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

15 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

15 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

15 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

15 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

15 horas ago