O Procon-PR da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho está investigando possíveis abusos no aumento do preço de Gás Natural Veicular (GNV).
“Essa medida visa buscar um esclarecimento para todos os consumidores que fazem uso do GNV, principalmente àqueles que utilizam o carro para tirarem o seu sustento, como é o caso dos taxistas e motoristas de aplicativo”, afirma Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná.
E complementou:
“Com o aumento dos valores do GNV, que até então era uma alternativa mais barata em relação aos outros combustíveis, os trabalhadores são forçados a fazerem jornadas cada vez maiores para sustentarem suas famílias. Cansados por conta da rotina exaustiva, os motoristas ficam mais suscetíveis a acidentes, colocando suas vidas e de outras pessoas em risco”, alerta Ney.
De acordo com Claudia Silvano, chefe do Procon, caso seja detectado um aumento abusivo do preço do GNV, o Procon-PR irá notificar o fornecedor para que este apresente nota fiscal de compra do combustível em diferentes períodos (um mês atrás, quinze dias atrás, uma semana atrás).
Além disso, ele terá que apresentar a nota fiscal de entrada e saída do GNV, para que o órgão de defesa do consumidor possa analisar a margem de lucro e, dessa forma, averiguar se o GNV está sendo comercializado com valores abusivos ou não naquele estabelecimento.
(Via assessoria de imprensa – Luana de Moraes).