Procon orienta consumidor: cuidado com propaganda enganosa

A despeito de terem tirado suas mensagens publicitárias do ar, conhecidas redes de fast food do País protagonizaram campanhas que se caracterizaram como propaganda enganosa.

Elas anunciaram sanduíches com picanha e com costela, mas não entregaram o que haviam prometido em suas mensagens publicitárias.

O fato levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a notificar as redes McDonald´s e Burger King por “suspeita de vender hambúrguer sem o ingrediente principal”.

O Procon Paraná, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, optou por alertar a população (em vídeo) sobre a necessidade de ficar atenta a esse tipo de comportamento, que pode resultar em crime contra os direitos do consumidor.

Claudia Silvano, chefe do órgão de defesa do consumidor no Estado, define como providenciar a imediata ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que notificou o McDonald´s e o Burger King por propaganda enganosa.

“O Procon-PR alerta os consumidores para que denunciem todo e qualquer abuso contra seus direitos. Um deles é a propaganda enganosa, que induz a comprar produtos que não correspondem às expectativas”, diz Cláudia.

“É preciso ficar atento, sempre, inclusive às questões subliminares que ficam nas entrelinhas. A mensagem publicitária deve ser clara, não pode gerar dúvidas. Qualquer coisa diferente disso se caracteriza como propaganda enganosa, o que deve ser denunciado”

Para Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, ao adotar uma postura educativa, de orientação, o Procon-PR alerta o consumidor a ficar atento diante de ações que se caracterizam como propaganda enganosa, que objetivam induzi-lo a pagar por algo que não existe, que não é real.

“A sociedade paranaense pode ficar segura de que o Governo do Estado, por meio da Sejuf e do Procon-PR, está sempre na defesa incondicional de seu direito e do pleno exercício de cidadania”, complementou.

REDES – Dias após o McDonald’s confirmar que o McPicanha não tinha hambúrguer de picanha (e parar de vender o sanduíche diante da repercussão negativa), o Burger King admitiu nesta segunda-feira (2) que o seu Whooper Costela não tinha costela.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Faep manifesta preocupação com riscos sanitários dos galinheiros comunitários

A saúde animal é uma das preocupações do Paraná, líder nacional em produção e exportação…

6 horas ago

Zeca Baleiro apresenta novo show “Piano” no Guairão

Em seu recital pop, o artista inclui canções de sua discografia, além de várias releituras…

6 horas ago

Ricardo Barros agradece confiança do governador Ratinho Jr e reassume mandato na Câmara

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, deixou o cargo nesta segunda-feira (17)…

6 horas ago

Investimento da Itaipu em infraestrutura melhora a vida de moradores do Noroeste do PR

Do escoamento da produção rural ao transporte escolar, a população rural de três municípios do…

17 horas ago

Mês da Mulher: Unimed Curitiba promove atividades temáticas e gratuitas de saúde no ParkShoppingBarigüi

Para celebrar o mês dedicado às mulheres, a Unimed Curitiba vai oferecer uma série de…

17 horas ago

Último leilão da Schmitz Agroindustrial arrecada R$ 10 milhões e define destino para bens da companhia

O terceiro leilão online de bens da Schmitz Agroindustrial Ltda, de Gaspar (SC), arrecadou um…

17 horas ago