Geral

Produtividade da soja no Mato Grosso é a pior em 15 anos, aponta EarthDaily Agro

Os quatro principais estados produtores de soja têm previsão de quebra de safra em razão da seca, aponta a EarthDaily Agro EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites. Ao observar a tendência dos últimos 15 anos, a empresa projeta redução na produtividade da soja no Mato Grosso, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. A EarthDaily Agro estima a safra brasileira de soja em 149,2 milhões de toneladas.  “E mesmo com uma estimativa bem inferior à da Conab e USDA, continuamos com o viés de baixa”, afirma Felippe Reis, analista de safra da empresa.

“No Mato Grosso, o índice de vegetação (NDVI), que possui alta correlação com a produtividade, apresenta evolução muito ruim. Após dois anos de resultado acima da tendência, o NDVI traz uma curva mais acentuada e desfavorável do que nas temporadas de 2015/16 e 2012/13, quando houve quebra de safra”, explica Reis. Com isso, os dados indicam que a quebra da safra em Mato Grosso seja a pior dos últimos 15 anos. “A produtividade no estado está estimada em 15% abaixo da tendência. O pior resultado foi em 2016, quando ficou 13% abaixo da tendência”, diz o analista. Para o ciclo atual, a EarthDaily Agro estima 52,12 sacas por hectare (na safra passada foram registradas 62,88 sacas/hectare).

Já em Goiás, a produtividade está projetada em 7% abaixo da tendência dos últimos 15 anos. O pior resultado ocorreu em 2015 quando ficou 19% abaixo da tendência (em 2016 ficou 5% abaixo da tendência). Para a safra atual, a projeção é de 60 sacas/hectare (em 2023 foram 65 sacas/hectare).

A seca e queda da umidade do solo tem impactado o desenvolvimento das lavouras no Mato Grosso do Sul. A estimativa atual é de 57,7 sacas/hectare (na safra passada foram 62 sacas/hectare). Há previsão de retorno das chuvas e consequente aumento da umidade, mas é preciso monitorar se isso irá acontecer a tempo de alterar esse cenário.

No Paraná, a produtividade encontra-se 2% abaixo da tendência (considerando o período de 15 anos). “Atualmente o NDVI está em patamar mais baixo do que em 2019 (10% abaixo da tendência), o que permitiria uma posição ainda mais pessimista. Para o ciclo atual estimamos 57,83 sacas/hectare, sendo que, em 2023, foram 64,3 sacas/hectare)”, aponta Reis.

Sobre EarthDaily

A EarthDaily Analytics Corporation (EDA), com sede em Vancouver, é uma empresa de software e análise espacial. Por meio de sua subsidiária EarthDaily Agro, a EDA tem um histórico de 35 anos como líder em análise de dados de valor agregado para o setor agrícola. Desenvolvido por uma equipe de especialistas da indústria espacial e cientistas de dados, a próxima Constelação de satélites da EarthDaily levará a detecção de mudanças globais a níveis avançados. Com previsão para entrar em atividade em 2024, a Constelação da EarthDaily operará em conjunto com o EarthPipeline, o primeiro pipeline a fornecer dados de observação da Terra de nível científico cobrindo todos os lugares, todos os dias. Com isso, a EDA irá atender a diversas aplicações em agricultura, recursos naturais, infraestrutura, mudanças climáticas, segurança nacional e marítima, finanças e seguros e ESG.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Nova taxação de 60% para compras de produtos internacionais pode gerar alta de preços no Brasil

O aumento da tributação sobre compras realizadas em sites internacionais, como Shein e AliExpress, está…

2 horas ago

Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil

Nessa quinta-feira (19), a Justiça homologou um acordo histórico entre a União e a Educafro,…

3 horas ago

Nova barra do Gov.Br simplifica acesso a serviços públicos digitais

A nova barra Gov.Br, lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal…

3 horas ago

Ratinho Júnior abre o Verão Maior Paraná com segurança, saúde e lazer

Com reforço no efetivo das forças de segurança, atrações culturais gratuitas e atividades esportivas, a…

3 horas ago

Paranaguá recebeu nesta semana 4500 turistas de cruzeiros

Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses…

3 horas ago