Empreendedorismo

Professora deixa sala de aula para fazer sucesso com queijaria no Paraná

Cansada da sala de aula, a professora Valéria Cristina Morais Brandalise decidiu mudar de vida em 2011. Passou a produzir leite na pequena propriedade da sogra, em Guaraniaçu, na região Oeste do Paraná, começando com apenas duas vacas em lactação. O negócio patinava, quando ela decidiu agregar valor ao leite, passando a fabricar queijos. Deu tão certo que a produção não parou de crescer. Hoje, a família produz mais de 100 quilos de derivados lácteos por dia, a partir de uma marca própria – a Queijos Brandalise.

Valéria, no entanto, relembra que o início não foi fácil. Quando o modelo de negócio estava assentado somente na produção de leite, as contas não fechavam. “Meu marido trabalhava fora. Tinha que tirar do salário dele para pagar a comida das vacas”, conta. Então, ela decidiu começar a fabricar queijos. Com a ajuda da sogra, foi experimentando, por tentativa e erro, desenvolvendo receitas próprias, na cozinha de casa, de modo artesanal. Até que o negócio começou a dar certo.

“Eu não tinha nem noção de como fazer queijo. Os primeiros ficaram horríveis. Tivemos que jogar fora. Aí, foi ficando bom. Chegamos a uma receita que deu muito certo. Só então começamos a vender”, diz.

Como negócio se consolidando, em 2015, Valéria investiu em uma cozinha industrial e em um tanque com capacidade para 200 litros de leite. Três anos depois, o negócio mais que dobrou, fazendo com que ela ampliasse a estrutura e comprasse um tanque de 500 litros. Paralelamente, o rebanho de vacas em lactação também foi aumentando. Em 2021, a família duplicou a produção novamente. Com um tanque de mil litros, eles fabricam uma média de 130 quilos de queijos por dia, nas variedades colonial, ervas finas, de vinho, de vinagrete e de quatro queijos, além de manteiga e doce de leite.

Com a produção queijeira estruturada, o marido Marcelo Brandalise, que trabalhava em uma propriedade da região e como caminhoneiro, pediu as contas e passou a atuar no negócio da família. Ele se tornou responsável pela produção e captação do leite, que hoje mantém 48 vacas em lactação.

Além disso, os Brandalise também construíram uma loja para vender seus produtos, à beira da BR-277. Os queijos também são distribuídos a mercados da região, inclusive de Cascavel. Além de Valéria e Brandalise, o negócio emprega outras quatro pessoas – incluindo Isabela Morais Brandalise, de 19 anos, filha do casal. “Tem duas mulheres que me ajudam com os queijos e as embalagens, além de um outro funcionário, que fica com meu marido na produção de leite”, explica Valéria.

Capacitação

Isabela começou a ajudar no negócio da família aos 11 anos, quando participava da captação do leite. Foi adquirindo cada vez mais interesse pela atividade. Quando chegou à maioridade, passou a fazer uma série de cursos do SENAR-PR. Concluiu, por exemplo, capacitações nas áreas de manejo, conformação, casqueamento e inseminação artificial. Todo esse conhecimento lhe deu um olhar técnico que contribui com a produção de leite.

“Na última vez que meu pai foi comprar vacas para aumentar o plantel, eu fui junto para fazer a seleção. Eu tenho um olhar diferente por causa dos cursos e ajudei a escolher as com melhor conformação e características para a produção de leite”, explica a jovem.

Atualmente, Isabela cursa Medicina Veterinária no Centro Universitário FAG, em Cascavel, e almeja atuar profissionalmente na bovinocultura, especialmente nas áreas de genética e inseminação artificial. A jovem também pretende continuar a fazer capacitações do SENAR-PR, como complemento à sua formação acadêmica. “Os cursos do SENAR-PR têm o diferencial de ir além do que a gente aprende da faculdade. Na faculdade, a gente tem matérias mais genéricas. Nos cursos, a gente vê coisas mais alinhadas ao mercado e em atividades que a gente pode trabalhar”, explica.

Rota do Queijo

A Queijos Brandalise faz parte da Rota do Queijo, uma iniciativa lançada em 2021 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que mapeou 33 propriedades em 23 municípios do Estado que produzem diversas variedades de derivados lácteos. A meta é ampliar o número de agroindústrias e estabelecer a produção de queijos como um atrativo para turistas.

Prêmio Queijos do Paraná

Os queijeiros e os produtores artesanais do Estado têm uma oportunidade para valorizar sua produção. O Prêmio Queijos do Paraná vai condecorar os melhores desses derivados – sejam os produzidos artesanalmente ou pela indústria. Mais do que uma vitrine, a iniciativa também prevê uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor, como qualificação de produtores de leite, queijeiros artesanais e de indústrias lácteas. Além disso, estão previstos eventos promocionais e minicursos voltados ao mercado consumidor. Tudo isso para estimular e desenvolver ainda mais o setor leiteiro paranaense.

Prêmio Queijos do Paraná é idealizado e promovido por um comitê gestor formado por: Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR, IDR-Paraná e Sindileite-PR. Além disso, outras 28 entidades são apoiadoras da iniciativa – incluindo órgãos públicos, associações e universidades públicas e privadas –, o que demonstra a confluência de esforços em torno do ideal de dar visibilidade aos queijos produzidos no Estado e de otimizar a cadeia, com foco no futuro.

As inscrições podem ser feitas até 1º de março aqui.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

11 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

11 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

11 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

11 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

11 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

11 horas ago