fbpx
Educação

Professora do PR ganha bolsa em programa de especialização na Irlanda com apoio da CAPES

Os trinta professores irão completar uma especialização em mentoria e liderança educacional no país europeu, financiado pela CAPES

SÃO PAULO, 10 de agosto de 2023 – Trinta educadores de vinte e um estados brasileiros e do Distrito Federal irão embarcar no dia 16 de agosto para completar uma especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC).   Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa.  Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.

Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais.  É um programa projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.

O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, vai receber todos os trinta educadores brasileiros para um evento de despedida no Consulado na véspera de sua viagem.  O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda, inclusive por meio de nosso povo e na área da educação.

“A Irlanda passou por grandes avanços econômicos e sociais nas últimas décadas, graças, em grande parte, ao investimento em educação e a um forte compromisso com a excelência, a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho”, disse o cônsul. “Hoje, a Irlanda, um centro multicultural de inovação e criatividade, representa a economia que mais cresce na Europa. Os brasileiros estão desempenhando um papel muito positivo nisso, com quase 70.000 brasileiros chamando a Irlanda de sua casa.”

A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia Serra Ferreira, destacou a importância de programas internacionais como este oferecido pela Irlanda para os professores da educação básica. “Para a grande maioria, essa é uma primeira experiência de estudos no exterior, vivenciando uma experiência acadêmica e cultural ímpar em suas trajetórias e que certamente terão efeitos multiplicadores nas escolas brasileiras.”

Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.

Na fase inicial de seleção, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.

(Edital nº 43/2022)

Sobre a Mary Immaculate College

A Mary Immaculate College (MIC) é uma Faculdade de nível universitário com vínculos acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da Irlanda, Limerick. A faculdade multicampi tem mais de 5.000 alunos matriculados em cursos de educação, licenciatura e humanas nos níveis de graduação e pós-graduação. A MIC é a maior faculdade de formação de professores na ilha da Irlanda, formando mais de 800 professores anualmente.  Os graduados da MIC representam quase 40% dos professores que lecionam atualmente no nível primário do sistema de educação básica irlandês.

A MIC é reconhecida internacionalmente como um centro de excelência para educação inicial de professores e desenvolvimento profissional contínuo para professores e dirigentes escolares até, inclusive, o nível de doutorado. Os ex-alunos da MIC ensinam em todo o mundo nas áreas de ensino básico, educação especial, educação de adultos e educação continuada. A MIC mantém parcerias acadêmicas com várias universidades brasileiras, incluindo PUC/SP, PUC/RJ, UFF, UFMG, UFOP e USP.

A parceria entre CAPES e MIC

A parceria entre a CAPES e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta professores premiados pela atuação deles no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu.  Em 2019, a Mary Immaculate recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram a Especialização em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional).  Apesar de alguns terem retornado mais cedo do previsto por conta da pandemia, todos completaram o programa, então migrado para o formato online, e ficaram empolgados com a experiência. O programa auxiliou não somente na sua trajetória profissional mas também nas suas vidas pessoais.  Dos dezenove professores, sete seguiram para o nível de mestrado do curso, em módulo online. O projeto atual representa o segundo de três editais previstos na parceria entre Mary Immaculate College e a CAPES.

Sobre a Irlanda

A Irlanda é um exemplo bem-sucedido de progresso educacional. Uma pequena ilha localizada na costa oeste da Europa, a Irlanda mudou sua própria história por meio de décadas de investimento contínuo em educação. Uma nação que antes enviava milhares de jovens para países estrangeiros em busca de emprego e de uma vida melhor, hoje se tornou o oposto. A Irlanda agora é um lugar aberto, multicultural e multilíngue, com um compromisso com a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado, garantindo muitas oportunidades para milhares de jovens de todo o mundo.

A transformação bem-sucedida da Irlanda de uma economia bastante fechada e protecionista em uma economia baseada no conhecimento, membro da UE e aberta ao comércio global em apenas algumas décadas, pode ser atribuída, em grande parte, ao nosso investimento em educação e ao compromisso com a excelência em todos os setores. De fato, mais de 1.000 das principais empresas do mundo, como Apple, Facebook, Google e Pfizer, escolheram a Ilha Esmeralda como sua sede europeia, empregando graduados das universidades do país todos os anos.

Atualmente, a Irlanda representa a economia que mais cresce na Europa. Jovens de todos os cantos do mundo, inclusive do Brasil, estão escolhendo a Irlanda como base para estudar, viver e trabalhar. A Embaixada do Brasil em Dublin estima que cerca de 70.000 brasileiros vivem atualmente no país. Cerca de 15.000 brasileiros viajam anualmente para a Irlanda para estudar, aprimorar o inglês, e muitos ocupam cargos seniores em empresas multinacionais.

A Irlanda tem um dos melhores sistemas de ensino (nos níveis primário, secundário e superior) do mundo, com o Mary Immaculate College sempre à frente das mudanças necessárias, principalmente no que se refere à formação de professores, o que garante a reputação internacionalmente reconhecida da Irlanda em termos de qualidade acadêmica.

Os Bolsistas

Nome EstadoInstituição
Ana Cecilia SojaPernambucoInstituto Federal Fluminense
Anna Cecilia Soares CastorRio de JaneiroSecretaria Municipal de Educação Lucena
Camila de Oliveira BarbosaSão PauloSecretaria Municipal de Educação de São Paulo
Claudia Aparecida CardosoSão PauloSecretaria Municipal de Educação de São Paulo
Cleversson Vieira de NovaisAlagoasSecretaria de Estado de Educação de Alagoas
Daniela da Silva Duarte IsmailDistrito FederalSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Edilei Maecio Pereira ReisBahiaSecretaria de Educação do Estado da Bahia
Edivan Gomes BarbosaCearáSecretaria Municipal Juazeiro do Norte – Ceará
Elias Bernardino de GoisRio Grande do NorteSecretaria de Estado de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte
Gabriela Staerke de RezendeDistrito FederalSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Gildete Cecilia Neri Santos TelesSergipeSecretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe
Joana Ludwig AraujoRio Grande do SulSecretaria Municipal de Educação São Leopoldo – Rio Grande do Sul
Joel de Jesus JuniorEspírito SantoSecretaria Municipal de Educação São Mateus – Espírito Santo
Leandro Mendes de OliveiraPiauíSecretaria de Estado de Educação de Piauí
Lidia Cristina Sousa de SenaAmazonasSecretaria de Estado de Educação do Amazonas
Luis Andre Luz BarbasParáInstituto Federal do Pará
Luiza Tropia SilvaMinas GeraisSecretaria Municipal de Educação Belo Horizonte Minas Gerais
Manoel Sampaio SchiaviSanta CatarinaInstituto Federal Catarinense
Marcos Lopes CarlosMaranhãoInstituto Federal Maranhão
Marineuza Souza dos SantosRio de JaneiroSecretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Marcello Pereira TamwingAcreSecretaria de Estado de Educação do Acre
Mirelle da Silva FreitasTocantinsInstituto Federal Tocantins
Poliana Sabina Quintiliano SilvessoMato Grosso do SulSecretaria Municipal de Educação Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Priscila Celia GiacomassiParanáInstituto Federal Paraná
Rafael Ferreira de SouzaRio de JaneiroSecretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Rogerio PereiraSão PauloSecretaria Municipal de Educação Valinhos – São Paulo
Rosana Meira Lima de SouzaPernambucoColégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Shirley Pires RodriguesRio de JaneiroSecretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Soraia StregMato GrossoSecretaria de Estado de Educação do Mato Grosso
Thais Lobo JunqueiraDistrito FederalSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo