Programa Cultivar Energia inaugura primeira horta comunitária no Norte Pioneiro
O programa Cultivar Energia inaugurou na última sexta-feira (10) as hortas comunitárias Novo Horizonte I e Novo Horizonte II, implantadas sob linhas de energia da Copel localizadas no Bairro Vila Nova, no município de Siqueira Campos. A área de 2 mil metros quadrados será cultivada por quinze famílias que já estão cadastradas, e são as primeiras unidades do Programa instaladas no Norte Pioneiro do Paraná. Os canteiros serão cultivados por famílias moradoras das comunidades do entorno, de maneira voluntária.
Os produtos cultivados servirão para consumo próprio, mas também poderão ser doados e vendidos diretamente pelos participantes do Programa, que funciona em parceria com as prefeituras de cada município. Na dinâmica, a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, cercamento das áreas, e orientação das famílias participantes sobre a segurança no uso do espaço. O município oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana, faz a preparação da terra, dos canteiros e é responsável pelo cadastro e acompanhamento das famílias.
Daniele Ciotta, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, destaca que as hortas comunitárias têm um impacto positivo abrangente para a empresa, para o município e para a comunidade como um todo. “Essas hortas não só contribuem para a produção de alimentos saudáveis, mas também para o aumento da renda das famílias e para a inclusão social”, enfatiza.
O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano comemorou a parceria. “Para nós é uma alegria, pois é uma transformação para a população. Mexe com os sonhos das pessoas e contribui com a economia circular, com a produção de alimentos saudáveis, o que é muito importante pra todos nós”, comentou.
O evento de inauguração contou com a participação de voluntários que atuarão no cultivo da área, a exemplo da moradora Ana Paula Teodoro, que vê as hortas como uma oportunidade de ajudar a comunidade. “Eu e o meu pai vamos trabalhar juntos e a gente quer plantar para consumo próprio e doar para as pessoas que não têm condições de comprar”, prevê.
CULTIVAR ENERGIA – Com a área recém-inaugurada em Siqueira Campos, já são 20 hortas comunitárias em funcionamento por meio do Programa Cultivar Energia, que desde 2013 já beneficiou mais de 500 famílias e viabilizou espaços para o plantio de hortaliças e legumes em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Umuarama. Ao todo, já são mais de 90 mil m² de áreas destinadas para plantio de hortaliças e legumes em faixas de segurança de linhas da Copel.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL — De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Siqueira Campos, Rosamaria da Silva Marra Brocal, após o cercamento das hortas realizado pela Copel e a preparação do solo pela Secretaria de Obras do município, as próximas etapas são a implementação das técnicas de irrigação e a chegada das mudas para as famílias. Todas as hortaliças e legumes das hortas comunitárias sob linhas da Copel são livres de agrotóxicos, o que contribui para a preservação da qualidade do solo e da água, e ainda garante alimentação de qualidade para as famílias.