fbpx
Política

Curitiba recebe apoio de helicóptero da PRF para atendimentos graves

O SUS Curitibano passará a contar com mais um helicóptero para o atendimento de saúde de pacientes graves e traumas.

A aeronave foi disponibilizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, durante reunião realizada nesta quinta-feira (13/7), entre o prefeito Rafael Greca e o novo superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira.  .

De acordo com o superintendente da PRF, a aeronave que está sendo disponibilizada é de grande porte.

“Esse é um helicóptero maior, moderno e espaçoso, que permite a presença do enfermeiro e do médico. Nele, o médico consegue ter acesso ao paciente dos pés à cabeça”, disse.

Esta é a segunda aeronave que passa a integrar o sistema de urgência e emergência do SUS Curitibano.

A primeira é operada pela Polícia Militar do Paraná. Em ambos os casos, a contrapartida da Prefeitura é fornecer equipe de saúde para atendimento.

Assim como a primeira, a regulação desta segunda aeronave também será realizada pela Central do Samu 192, que aciona helicóptero para atendimento, quando há necessidade.

Retomada do atendimento

Entre os anos de 2006 e 2016, a PRF realizou mais de 3,2 mil resgates aéreos de vítimas no Paraná. Desde então, o serviço havia sido suspenso. A direção nacional da PRF decidiu agora disponibilizar um de seus 14 helicópteros para retomar o serviço de resgate aeromédico na Região Metropolitana de Curitiba, em apoio ao SUS.

Fabricada em 2021, trata-se de uma aeronave de asa rotativa (helicóptero), modelo Koala AW119, de fabricação italiana, adquirida pela PRF por R$ 30 milhões. Ela tem capacidade para o transporte de até oito pessoas (um piloto, um copiloto, um operador aerotático e outros cinco passageiros), o que garante uma alta capacidade de atendimento em casos de acidentes envolvendo mais vítimas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo