O programa de cinema adaptado para o público com Transtorno do Espectro Autista recebe neste domingo 11/06 mais uma sessão gratuita para as crianças. O filme da vez é Tainá 02 – A aventura continua, cuja exibição começa às 16h na Cinemateca de Curitiba.
Essa é a segunda sessão do programa de cinema inclusivo realizado pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a vereadora Maria Leticia (PV), a União de Pais Pelo Autismo (UPPA), e os institutos Vivendo a Inclusão e Lagarto Vira Pupa. As adaptações promovidas tornam a experiência do cinema mais confortável para quem tem TEA, como volume reduzido de som e sala de projeção parcialmente iluminada.
Com sessões programadas ao longo de todo o ano, o programa Cinemateca Inclusiva é uma excelente oportunidade de entretenimento para as famílias, permitindo que as crianças frequentem espaços que não costumam ser acessíveis a elas. “Nas primeiras sessões, entendemos que a importância dessa iniciativa está em garantir às famílias um direito básico. Elas merecem se divertir sem serem julgadas por isso”, explica a vereadora Maria Leticia.
*Programa Cinemateca Inclusiva*
As sessões especiais para autistas passam a integrar o programa Cinemateca Inclusiva, que promove exibições mensais para pessoas com deficiência visual e auditiva. Os filmes são exibidos com recursos como legendas e audiodescrição.
*_Serviço_*
Programa Cinemateca Inclusiva – cinema adaptado para TEA e outros diagnósticos
Domingo 11/06 às 16h
Cinemateca de Curitiba. R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.
Tainá 02 – A aventura continua (BR, 2005, aventura, 106’, livre) Direção: Mauro Lima
Classificação: Livre