Conquistar uma vaga no mundo do trabalho é desafiador. E, como se sabe, esse cenário se torna ainda mais difícil para o público PcD. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), desenvolve o Programa Horizontes – Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência Intelectual. A iniciativa é direcionada a jovens e adultos, com vistas à inclusão de empregabilidade e contempla formação profissional, acompanhamento e orientação na escola e trabalho.
O projeto, idealizado e coordenado pela psicóloga Cassandra Fontoura Fiore Peron, é direcionado aos estudantes jovens e adultos de Pinhais com deficiência intelectual. “Inicialmente, os estudantes estão sendo incluídos nos equipamentos públicos, para que se tenha a vivência inicial da proposta e, desta forma, possam ser realizados ajustes futuros, que subsidiem o estabelecimento de políticas públicas e o incentivo às contratações formais”, explica Cassandra.
“Neste momento, temos alunos da EM Elis de Fátima Zem atuando nas Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e de Meio Ambiente. A implementação desta iniciativa leva em conta o desafio da inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho, tendo em vista a falta de oportunidades e de processos formativos”, salienta.
A avaliação dos resultados ocorre durante todo o processo de implementação do programa de emprego apoiado, por meio de monitoramento do desempenho dos estudantes no contexto escolar e laboral, bem como por meio de reavaliação das necessidades de apoio.
“O resultado que se almeja é que os estudantes com deficiência intelectual sejam incluídos e permaneçam empregados, desenvolvendo a autonomia e exercendo a sua cidadania”, destaca Cassandra.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…