![PUCPR](https://jbanoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AnyConv.com__unnamed-11-780x470.webp)
Entre os mais de 30 mil estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 20% recebem bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou social. Desses, 12,8% interromperam sua formação no 1º semestre de 2023 por não terem recursos suficientes para se manter.
Para mudar essa realidade, a PUCPR idealizou e mantém o Programa Gente Boa. A iniciativa oferece apoio financeiro para que esses estudantes da graduação permaneçam na Universidade e concluam os estudos. O auxílio financeiro, chamado de bolsa permanência, tem o valor mensal de R$500,00, e se destina a subsidiar a manutenção do estudante no curso para o qual recebeu a bolsa.
“Como nos ensina o Papa Francisco, educar é sempre um ato de esperança. Não há ferramenta mais poderosa para mudar realidades, reduzir desigualdades e construir um mundo melhor. Acreditamos que a educação não apenas prepara para o futuro, mas também constrói novas histórias. Quando agimos juntos, vamos mais longe e criamos uma sociedade mais justa e inclusiva”, pontua Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR.
Cultura da doação
A campanha da PUCPR está alinhada ao esforço global para fortalecer a cultura de doação. Segundo o Movimento por Uma Cultura de Doação (MCD), esse conceito envolve comportamentos e valores que promovem o compartilhamento de recursos para construir uma sociedade mais justa e sustentável. O MCD é uma rede aberta e democrática, formada por pessoas e organizações que desde 2012 se articulam voluntariamente no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura.
Embora o Brasil ainda enfrente desafios nesse sentido, iniciativas como o Programa Gente Boa da PUCPR reforçam a solidariedade. De acordo com o Termômetro da Doação do MCD, divulgado em 2024, o país obteve uma pontuação de 56% no índice geral, indicando que há espaço para desenvolvimento. Já o World Giving Index 2024 classificou o Brasil na 86ª posição entre os países mais generosos, destacando a ajuda a estranhos como a prática de solidariedade mais comum, realizada por 65% dos entrevistados.
As doações para apoiar um bolsista podem ser feitas por pessoas físicas e empresas, por meio do site: https://pucpr.app/
Vestibular agendado
Para incentivar as doações e apoiar a permanência de estudantes que necessitam de recursos para se manterem em cursos presenciais de graduação, a PUCPR destina parte do valor das inscrições do vestibular agendado no Programa Gente Boa.
O vestibular agendado, que é aberto a todos os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior, tem formato de provas nas opções presencial ou online – ou ainda com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas são compostas por 20 questões de múltipla escolha e redação. Para o ingresso via Enem, o candidato deve ter realizado o exame a partir de 2013, ter nota superior a 450 e não ter zerado a redação. Informações sobre todas as formas de ingresso disponíveis na PUCPR podem ser conferidas no site (https://graduacao.pucpr.br/).
Serviço
Programa Gente Boa
Saiba mais em: sites.pucpr.br/genteboa.